segunda-feira, março 19, 2007

O caos no setor aéreo

Dia 19 de Janeiro eu e minha esposa viajamos de Guarulhos (SP) para Maceió (AL). Estávamos meio preocupados com o caos que já havia se tornado rotina nos aeroportos brasileiros. Tentamos obter o máximo de informações antes de ir para o aeroporto, mas não há muita. Tanto no site da INFRAERO assim como da GOL (a empresa pela qual viajamos) dizia apenas que o vôo iria atrasar 45 minutos em relação ao que estava previamente agendado.

Durante o check-in, sem novas informações. Apenas seguir conforme o informado no dia anterior. Aparentemente não teríamos atrasos. Beleza. A coisa mudou um pouco quando chegamos na sala de embarque, que estava cheia pra caramba. A partir daí nem precisava perguntar muito para perceber que não estava tão beleza assim. Outro indício era que a sala de embarque estava cheia e, como já não havia cadeiras para tantas pessoas, havia pessoas setandas pelo chão.

Esperei um pouco e quando vi que estava aproximando a hora do vôo, e não havia informações nos monitores, fui falar com um dos funcionário da empresa. A informação dada? Hummmm ... daqui a 15 minutos esterei fazendo a chamada para este vôo. Beleza ... 5 minutos ... 10 minutos ... 15 minutos ... 20 minutos ... 25 minutos ... 30 minutos. Retornei lá. Alguma informação sobre o embarque para o vô "xyz"? A informação dada? Hummmm ... daqui a 15 min esterei fazendo a chamada para este vôo. Beleza ... 5 ... 10 ... 15 ... 20 ... 25 ... e finalmente, quando já estava me preparando para mais um ida ao funcionário, fizeram a chamada.

Seguiu-se uma grande bagunça. Não havia fila. Apenas um grande amontoado de gente que ia afunilando na porta e a cada pessoa era um cartão de embarque praticamente jogado no funcionário que tentava controlar a coisa. Prioridade? Que é isso? Então conseguimos chegar ao avião. E aí mais uma demora. O que era desta vez? Depois de um longo período o piloto informa que estavam ausentes dois passageiros e que, segundo as regras da ANAC ou sei lá o que, eles não poderiam partir sem os passageiros levando suas bagagens. Bom ... eles estavam fazendo "últimaS chamadaS" para o vôo para ver se os dois apareciam e ao mesmo tempo buscavam por suas bagagens que já haviam sido embarcadas. Ou eles chegavam ou as suas bagagens seriam deixadas no aeroporto.

Um tempo depois os dois "desarecidos" apareceram. Eles já estavam no avião e, assim como toos nós, estavam esperando pela decolagem. Depois disso tudo ainda um pouco de atraso para conseguir a liberação de Brasília para decolar. Decolamos no final das contas com 1:30h de atraso. Agora era uma "escala" em Salvador e finalmente Maceió. Não foi bem assim. Chegamos em Salvador. Algumas pessoas ficaram por lá. Estávamos então esperando pelo embarque de mais alguns passagerios e decolagem. Daí alguém começa a falar pelo sistema de som que teríamos que embarcar em uma outra aeronave. O motivo? Bom ... aqui no Brasil o único aeroporto onde há lavagem de motor (acho que era isso) era lá e a aeronave em que estávamos precisaria passar por isso.

Bom ... isso não é programado? Quando recebemos o cartão de embarque não já deveriam ter dito que teríamos uma conexão ao invés de uma escala? Vamos lá.

Chegamos a sala de embarque. Informações? Nos monitores nada. Os funcionários da empresa só diziam aguardem. O avião de vocês ainda não está em solo. Quanto tempo para chegar? Hummmmm ... a gente não tem esta informação. Será que havia congestionamento lá no céu? Quem sabe não era isso. Bom mais alguns minutos, no total esperamos 1 hora mais ou menos, conseguimos embarcar. Antes ... mais bagunça no embarque, pois não se deciam qual o portão que deveríamos utilizar. Depois mais algum tempo para a autorização para decolar.

Ahhhh ... durante a espera na sala de embarque algo um tanto que engraçado. Bom ... temos que encontrar algo de engraçado para relaxar um pouco. Última chamada do vôo TAM "abc" com destino a Fortaleza. Mais alguns minutos e novamente. Última chamada do vôo TAM "abc" com destino a Fortaleza. Observem ... a última chamada nem sempre é realmente a última. Tudo bem. Daqui a pouco o pessoal da TAM fazendo mais uma chamada, agora pelo nome. "Sr Charles Parker, favor comparecer ao portão X da sala de embarque". :D Sr Charles Parker? O que será que o irmão do homem-aranha estaria fazendo no Brasil? Estranho.

No final das contas chegamos em casa com algumas horas de atraso. Uma 2 ou 3 horas de atraso. Bom ... pra falar a verdade não posso nem reclamar. Foi um atraso bem pequeno.

O que mais me irritou na viagem foi o despreparo dos funcionários da GOL, INFRAERO, ... eles estavam tão perdidos quanto nós. Simplesmente não sabem se o vôo vai atrasar 10 minutos ou 10 horas. Daí mandam a gente para a sala de embarque numa tentativa de agilizar as coisas. Fica aquele grande amontoado de gente que vai se irritando com o atraso, com a falta de espaço, de cadeira, de coisa para fazer. O check-in é outro tormento: grandes filas, muita demora, muita falta de informaçõa.

Ontem eu e minha esposa fomos levar minha sogra para fazer o mesmo trajeto que o nosso. Chegamos no aeroporto e o primeiro problema foi encontrar uma vaga no estacionamento. Rodamos, rodamos, rodamos ... depois de muito procurar uma vaga já perto da saída do estacionamento. Quando entramos no aeroporto, estava cheio pra caramba. Gente para tudo que é lado. Chegamos na GOL e uma grande fila para o check-in. Chegamos com 2 horas de antecedência.

Faltando 20 minutos para o vôo e ainda estávamos na mesma fila. Nisso já tínhamos ido olhar o monitor das partidas trocentas vezes e nada mudava. Dizia que era 21:40 mas com o status de atrasado. Fomos também trocentas vezes falar com os funcionários da empresa (GOL também) e eles sempre informavam para continuar na fila e diziam que estava atrasado. Perguntávamos quanto iria atrasar e eles diziam que não tinha idéia. Pode atrasar 10 min ou 10 horas. Informavam também que tinha uma média de 4 a 5 horas de atraso. Insistíamos que não conseguiríamos chegar check-in antes das 21:40. Eles diziam que tudo bem. Cotinuem na fila. Não decolamos enquanto tiver passageiros na fila. Esta informação tenho quase que certeza de que não procede. Eu não vi em nenhum momento eles passarem pela fila para buscar passageiros para algum vôo específico. Esperava mais um pouco e voltava lá. Falava com outro funcionário. E sempre a mesma coisa.

Quando já eram umas 21:45 foi que em mais uma ida a um dos funcionário ele disse que deveríamos no dirigir a uma outra fila, onde só estavam sendo feitos check-ins para o tal vôo. Depois disso partiu rapidinho.

Mais uma vez. O que mais irrita é esta falta de informação. Que faz com que fiquemos aprisionados em uma pequena sala de embarque esperando por algo que ninguém sabe quanto tempo vai levar. Sei que o gerenciamento de tráfico aéreo não deve ser uma coisa tão trivial, mas também coisa de outro mundo não é.

De quebra ainda temos que pagar mais caro no estacionamento por causa do atraso deles mesmos.

Nenhum comentário: