segunda-feira, junho 29, 2009

Para onde estamos indo?

Estudante de medicina agride morador de rua

Fico muito assustado todas as vezes que leio coisas deste tipo. Todas as vezes penso: "para onde estamos indo"? Este tipo de comportamento é admissível em nossa sociedade?

Estamos caminhando rumo ao precipício a passos largos e não será necessário acontecer nada excepcionalmente catástrofico na Terra para o planeta ser destruído. Ao mesmo passo que o homem é capaz de construir coisas fantásticas, é capaz de destruir a si mesmo e a todo o planeta. Não é necessário ir longe para perceber isso, bastar observar notícias como esta da violência com o morador de rua, agressões no trânsito, observar o quanto de lixo estamos produzindo, o quanto estamos modificando o planeta, desmatando ou consumindo seus recursos de forma desenfreada e estúpida.

Fico com a impressão de que a cada nova geração, o homem torna-se mais inconseqüente. Cada vez mais se dá valor ao que menos importa e o que passa a valer a lei do dinheiro pode tudo. Posso comprar tudo, até saúde e educação.

Ano passado fui monitor em uma disciplina em ciência da computação e fiquei surpreso com o número de casos de plágio que ocorreu. E depois ainda mais surpreso com as reações de um dos alunos que foi pego no plágio. Ao não admitir sofrer qualquer ônus por sua infração.

Para quem não conhece o livro "Admirável Mundo Novo" recomendo fortemente. Nos leva a refletir um pouco sobre nossa sociedade.