quarta-feira, março 21, 2007

Foi dada a largada

Neste final de semana tivemos o primeiro GP da temporada 2007 da Fórmula 1. Uma temporada que é marcada pelo afastamento de Michael Schumacher, pelas mudanças de equipes por parte de Alonso e Raikkonen e pelo surgimento de novas promessas. Quanto ao afastamento de Schumacher não há muito o que falar, mas quanto às mudanças na Ferrari há um pouco.

No final da temporada 2006 e pré-temporada 2007 muito se falou sobre como a Ferrari iria reagir ao afastamento de seu grande piloto juntamente com o afastamento de Ross Brawn e mais algumas mudanças de cargos. A equipe deu a resposta na pré-temporada com um excelente desempenho de Massa (que já havia sido titular em 2006) e Raikkonen (recém-chegado da McLaren). Neste período Massa também foi elevado ao posto de forte concorrente ao título de 2007, por ter batido Raikkonen em 12 dos 17 treinos em que ambos atuaram. Até então era considerado que Raikkonen superaria Massa com um pé nas costas. Especulações surgiram de que Raikkonen estaria escondendo o jogo e desta forma jogando a pressão para o brasileiro, que assim seria surpreendido quando a temporada iniciasse.

Minha opinião é de que Raikkonen realmente escondeu um pouco o jogo, mas só poderemos ter uma melhor noção de como está quando os dois pilotos Ferraristas disputarem em condições normais. Vejo um lado positivo para o que aconteceu com Massa no final de semana. Massa perdeu espaço para Raikkonen na Ferrari? Perdeu, mas acho que isso o fará correr atrás da superação e ajudará a manter sempre vivo em sua memória de que ele é apenas uma promessa por enquanto. Massa terá de mostrar durante a temporada que todas as apostas em seu desempenho são certeiras. Acredito que Massa ainda é um forte candidato ao título desta temporada.

Quanto às mudanças de Alonso e Raikkonen, eu acho que o espanhol que se dan.... Não consegui entender o que o levou a mudar de equipe. Principalmente pela má fase da McLaren. Talvez compatibilidade de carater com Ron Dennis. Acharia muito engraçado a situação se inverter em relação a 2005 quando Raikkonen vivia quebrando e Alonso tinha um carro muito bom. Pelo início da temporada parece que eu estou enganado. Já Raikkonen, eu acredito que fez um grande negócio. A Ferrari tem fama de construir carros velozes e confiáveis. Confiabilidade, tudo o que sonha o finlandês.

Quanto aos novatos, temos grandes promessas Hamilton, Kovalainen e Kubica (na verdade este correu 6 vezes ano passado). Acho que o inglês (Hamilton) já vai dar bastante trabalho este ano. Kovalainen e Kubica devem precisar de um pouco mais de tempo.

No GP da Austrália pudemos observar boa parte do que vimos nos testes da pré-temporada. Ferrari realmente veio muito forte e os problemas com Massa aparentemente foi algo pontual. De qualquer forma, Jean Todt já anunciou que a equipe estará trabalhando pesado para elevar o nível de confiabilidade até o próximo GP (Malásia). Além do carro mais veloz (principalmente em corrida) e do alto nível de confiabilidade a equipe possui como pilotos titulares dois fortes candidatos ao título. Raikkonen, que chegou a equipe este ano, é um piloto mais experiente, muito veloz, já foi vice-campeão por duas vezes (2003 e 2005). Massa tem a vantagem de conhecer melhor a equipe (já está a 1 ano por lá), cresceu bastante na temporada passada conquistando o terceiro lugar no mundial, vem de duas vitórias no ano passado inclusive com a vitória no Brasil (último GP) e fez uma excelente pré-temporada.

McLaren está um pouco atrás da Ferrari, mas em relação as últimas temporadas evoluiu de forma surpreendente. Em 2005 tinha um carro muito veloz, mas com um nível de confiabilidade baixo. Em tal ocasião Raikkonen chegou a ameaçar Alonso, mas as constantes quebras minaram qualquer chance de conquista. Em 2006 tinha um desempenho pior que o de 2005, mas um alto nível de confiabilidade e terminaram por passar a temporada sem uma única vitória. Este ano parece que deciram investir pesado tanto no carro como nos pilotos. Chegou Alonso, o único piloto campeão (2005 e 2006) na temporada. E a equipe decidiu por dar uma chance ao novato Hamilton, que foi campeão da GP2 do ano passado. Recebendo um salário de 1% do campeão, Hamilton deu um recado bem claro a Alonso e a todos no GP da Austrália. Este cara vai dar trabalho. Durante todo o final de semana cometeu pouquíssimos erros. Ele tocou na grama por duas vezes e nem tentou ultrapassar Sato na volta em que entraria no box. Tal descuido custou-lhe um posição perdida exatamente para Alonso. Mas acelerou bastante e logo na largada ultrapassou o bicampeão chato (pra falar a verdade, um porre) espanhol. Passou boa parte da corrida ocupando o segundo posto, atrás apenas de Raikkonen. Não conseguiu ameaçá-lo, mas também não era ameaçado por Alonso, que estava em terceiro por boa parte do tempo. A seguir as imagens da largada.



Renault caiu bastante em relação aos dois últimos anos, mas está entre as quatro melhores. O grande problema da Renault são seus pilotos. Não consigo entender como alguém que diz que quer ser campeão mantém um piloto como Giancarlo Fisichella e o pior que em tese como primeiro piloto, um "grande lider". Seu outro piloto, Kovalainen, é novato na F1. Foi vice-campeão da GP2 de 2005 e parece ser muito bom. Acredito que desbancará Fisichella logo, apesar dos erros do final de semana. Acredito que no próximo GP correrá bem melhor. Acho que Briatore pegou pesado com Kovalainen. Foi só a primeira corrida do cara, paciência. Poderia ser melhor, mas acontece. Não acredito que o tire do posto de titular. Seria uma grande besteira. A seguir um vídeo com umas das besteiras feitas do Kovalainen durante o final de semana. É impressionante com o cara conserta a besteira rapidinho. Ele percebe que vai girar, tenta ajeitar, gira, e já está acelarando.



BMW confirmou seu ótimo momento e deu o primeiro passo para a conquista de espaço entre as três melhores. Tem um carro com bom desempenho e bons pilotos, mas precisa trabalhar bastante para melhorar sua confiabilidade. Que saco ouvir o Galvão falando o tempo todo "Um passarinho me contou que a BMW tem problemas com o câmbio". Todo mundo que acompanhou a pré-temporada já tinha esta informação. Além do projeto do carro bem sucedido a equipe conta com dois bons pilotos, o veterano Heidfeld e do ainda novato Kubica.

Honda está muito mal, dificilmente conseguirá algo louvável este ano e deve sepultar a carreira de Rubinho de uma vez este ano. Button, se pensa ainda em ser campeão, deveria pensar seriamente no recado de Hill e tentar uma outra equipe. A equipe surpreendeu com tamanha regressão em relação ao ano passado. Só para ter uma idéia a Super Aguri, que praticamente corre com o carro da Honda do ano passado e tem Sato e Davidson (dois "ícones" da F1) como pilotos, está competindo de igual para igual ou até um pouco superior. Eu esperava muito da Honda no ano passado e ainda acreditava nela para este ano, mas ... sei não.

A tão badalada Red Bull com seu carro projetado por Adrian Newey (pai dos carros que levaram Hill, Villeneuve e Hakkinen a seus títulos) não mostrou ainda a que veio. Os pilotos também não ajudam. Depois de especulações sobre tentativa de contratar ninguém menos que Michael Schumacher, fica com David Coulthard (eterno segundo piloto) e Webber (o australiano falastrão que nada de bom conquistou ainda na F1). Só para se ter uma idéia da qualidade das criaturas, neste primeiro GP Webber conseguiu rodar sozinho na entrada dos boxes e Coulthard simplesmente esqueceu de uma curva e passou por cima do carro de Wurz quase que levando sua cabeça junto. Quanto a Toro Roso, sua equipe B, não há muito o que falar. Deve ficar ali na briga acirrada pelas 3 últimas posições do campeonato de construtores. Seguem os vídeos com as besteiras dos pilotos da Red Bull. Vale salientar que Webber é australiano e o GP foi na Austrália.





Toyota e Williams, que também corre com motor Toyota, acredito eu que se juntem a Honda e Red Bull num bloco intermediário de equipes. Ambas correm com pilotos medianos. Na Toyota estão Ralf Schumacher e Trulli. Na Williams estão Wurz e Rosberg. Ralf, assim como Webber, também fala demais e ainda precisa mostrar resultados. Trulli é um baita azarado, veloz em treino e não tão rápido em corrida. Wurz era piloto de testes e terminou por assumir como titular por falta de opção da equipe. Rosberg com um bom carro pode dar trabalho. Vale lembrar que foi o campeão da GP2 de 2005.

A Spyker deve conquistar com grande vantagem a última colocação no mundial de construtores.

Quanto ao GP da Austrália, o que mais surpreendeu foi a quebra de uma das Ferrari e Massa não ter chegado ao pódio. Diante da situação Massa fez um corrida razoável, mas poderia ter feito melhor. Seu grande pecado foi ter perdido muito tempo atrás dos carros da Honda logo no início. Raikkonen por sua vez conquistou tudo o que era possível: pole, melhor tempo e vitória. De quebra ainda tirou onda com o pessoal da McLaren. Durante entrevista foi perguntado se soube do acidente do Coulthard e ele disse que deu para ver nos telões. Cometeu apenas um pequeno erro (uma saída na grama), mas a vantage já era grande demais para ser ameaçado.

Outra surpresa do GP foi o desempenho de Hamilton, que logo de cara chegou ao pódio. Alonso fez uma corrida bem furreca. Para quem quer lutar pelo título este ano, não pode ser tão passivo em GP como foi. Terminou na segunda colocação apenas porque Hamilton já estava satisfeito demais com o pódio.

De acordo com a pré-temporada e com este primeiro GP, já coloco a BMW entre as quatro primeiras e ainda acho que fique em terceiro neste ano. Deve ficar atrás apenas da Ferrari e McLaren.

Para concluir, minha apostas. Para este ano, dentre as equipes acredito que Ferrari e McLaren devem disputar a liderança do mundial. Ferrari deve vencer. Em terceiro acredito que BMW e Renault em quarto. Daí vem um grupo intermediário com Toyota, Williams, Honda e Red Bull. Não consigo definir uma ordem. Talvez Honda, Toyota, Williams e Red Bull. Depois as tranqueiras Super Aguri, Toro Roso e Spyker nesta ordem.

Quanto aos pilotos, acredito que a disputa ficará entre Raikkonen, Massa e Alonso. Colocaria nesta ordem no momento. Alonso terá um pouco mais de dificuldade por causa da equipe, que tenta se recuperar de maus resultados nas últimas temporadas. Também não considero Alonso este super piloto que muitos falam ser. Acredito que boa parte de suas glórias vieram na verdade da grande vantagem que seu carro tinha em relação aos demais. Ele corre bem quando a maré tá boa. Em situações contrárias ele perde a cabeça e começa a fazer e falar merda. Teorias conspiratórias, xingar a equipe, ... Acredito que Raikkonen e Massa deverão correr de igual para igual. Raikkonen deverá ser um pouco superior nos treinos classificatórios e Massa um pouco superior nas corridas. Talvez a maior experiência de Raikkonen pese no final das contas.

Torço e acredito nas chances de Massa ser campeão neste ou nos próximos anos, mas se Raikkonen for campeão também ficaria feliz. Atualmente só me desagradaria uma vitória de Alonso.

Potenciais campeões a curto prazo: Hamilton, Heidfeld.

Potenciais campeões a médio prazo: Kubica, Button, Kovalainen.

Um comentário:

Anônimo disse...

uhhh,.. Massa!!!!