segunda-feira, junho 18, 2007

F1 - GP de Indianápolis

Sétimo GP e a situção só piora para a Ferrari. Apesar de um desempenho superior ao do GP do Canadá, a equipe assiste a um rápido crescimento da distância que a separa da líder (McLaren) no mundial de construtores. No mundial de pilotos, Massa segue em terceiro a 19 pontos de Hamilton e a 9 pontos de Alonso.

Ainda é cedo (faltam 10 etapas) para afirmar qualquer coisa, mas parece que a McLaren leva os dois campeonatos este ano. E neste sentido Hamilton começa a conquistar uma boa vantagem em pontos e uma larga vantagem psicológica. A grande vantagem de Hamilton é que, na posição de estreante, não tem nenhuma responsábilidade com resultados. Por outro lado, Alonso (com o mesmo carro) tem o peso de ser bicampeão na categoria e de ser um único campeão em atividade. O que será que se passa na cabeça de Alonso?



Destaque no GP para Hamilton (vencedor), os pegas Alonso/Hamilton e Massa/Raikkonen, Kovalainen (que depois de um início de temporada muito ruim parace ter se achado e está a apenas um ponto de seu companheiro de equipe), Vetel (que estreou marcando ponto.

A seguir o gráfico do desempenho dos quatro primeiros pilotos no mundial. Observe a regularidade de Hamilton. É isso que está fazendo com que esteja no topo. Massa, por sua vez, está pagando pelos erros dele e da equipe. Foram 6 pontos jogados fora no Canadá com a desclassificação. Mais um erro seu na largada da Malásia que lhe custaram mais 6 pontos. E ainda o problema no câmbio, durante a classificação, na Austrália, onde só consegui um 6ª lugar.

Nenhum comentário: