Já na sexta observamos um domínio da McLaren, num circuito onde acreditava-se que a Ferrari iria ser superior devido ao bom desempenho nos testes de Paul Richard antes do GP de Mônaco. No sábado, Hamilton conquista sua primeira pole, seguido por Alonso e Heidfeld (BMW). As Ferraris logo atrás. Se já foi uma surpresa as McLarens na frente das Ferraris, o que dizer da BMW de Heidfeld?
No domingo, como já se tornou rotina, esperava-se pelo grande momento da corrida, a largada. Realmente algo aconteceu. Alonso partiu para cima de Hamilton na primeira curva e sobrou (errou mais 3 vezes neste mesmo lugar). Perdeu o segundo posto para Heidfeld. No meio desta confusão Raikkonen, que havia sido ultrapassado por Massa, chega a tocar no carro do companheiro de equipe, mas não ocorre nada demais.
Depois muito mais acontecimentos. O mais impressionante foi o acidente de Kubica. Ainda bem que não houve nada de mais grave e há possibilidade dele já correr neste final de semana. Segue o vídeo do acidente e uma foto do estrago. Observem que praticamente só restou a célula de sobrevivência. Observem também o pé do piloto na foto.

Dentre os outros acontecimentos tiveram ainda uma série de acidentes sem maiores conseqüências (já comuns no GP do Canadá), quatro entradas do Safety Car e uma série de punições (10s para Alonso e Rosberg e desclassifcação para Massa e Fisichella). Não poderia deixar de citar a vitória de Hamilton (em sua sexta corrida de F1 e num circuito que não conhecia) e o primeiro pódio da BMW com o segundo lugar de Heidfeld. Destaque também para os bons resultados de Wurz, Kovalainen e Ralf, que não vinham obtendo grande desempenho no ano. Sem maiores surpresas a Honda continua mostrando muita incompetência este ano. Tanto no quesito construir um carro competitivo, como montar uma estratégia descente. Não poderia deixar de falar da últrapassagem de Sato sobre Raikkonen e Alonso.
Final das contas. Chegamos a sétima etapa da F1 com uma situação não esperada até o primeiro GP. McLaren dominando com 88 contra 60 para a Ferrari. A Ferrari, que iniciou a temporada com um carro superior, já não tem um carro tão competitivo, está em uma situação bastante crítica no mundial de construtores, no de pilotos precisa reverter logo se ainda sonha com o título e já é ameaçada pela BMW. Hamilton (que estreou este ano) na ponta do mundial de pilotos e com folga. Ele tem 48 contra 40 de Alonso (seu companheiro, único campeão no mundial e vencedor dos dois últimos mundiais). Massa (33) e Raikonen (27) em 3º e 4º. A um ponto de Raikkonen está Heidfeld.
BMW vem se firmando como a terceira equipe. Renault e Honda vêm se firmando como as grandes decepções do ano. Louvores para a Honda, que até agora não conseguiu marcar um ponto sequer enquanto a Super Aguri com o carro da Honda do ano passado já marcou 4.
As boas surpresas deste mundial são Hamilton e BMW. Raikkonen tem deixado muito a desejar e começo a achar que sua incompetência em acertar um carro de F1 inviabilizam qualquer chance de ser campeão. Alonso tem se mostrado cada vez mais um grande acertador de carro, lider de equipe e chorão quando não consegue resultados ou a atenção de todos. Alonso é um grande piloto quando a maré está favorável, mas não sabe lidar com pressão e fala muita merda. Só para citar duas: neste ano, depois do GP de Mônaco quando venceu e assumiu a liderança do mundial (empatado em número de pontos com Hamilton), quiz no grito assumir o posto de número 1 na equipe. No GP seguinte Hamilton abre com gosto (8 pontos de vantagem) e reassume a liderança.
Para o restante do ano espero que a Ferrari volte a apresentar bons resultados, deixe de cometer erros e continue com chances até o final. Espero que a BMW cresça durante o ano e que para o ano quem esteja em condições de disputar o mundial. Seria interessante também um crescimento da Red Bull e a Honda voltar a ter um carro competitivo para o ano que vem.
Para este ano acredito que no mundial de equipes vai dar McLaren, seguinda por Ferrari e BMW. No de pilotos, tá muito mais complicado prever algo, mas acredito que a disputa vai ficar entre Hamilton e Massa. Pelo menos é a minha torcida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário