Na semana passada vi o anúncio do N8 da Nokia.
http://www.gsmarena.com/nokia_n8-3252.php
Fiquei feliz que finalmente a Nokia lançou um telefone com tela sensível ao toque capacitiva. Até então só tinha visto telas resistivas nos telefones Nokia. Para quem não conhece, as telas capacitivas são mais sensíveis e mais adequadas ao toque dos dedos. As telas resistivas são boas para se utilizar com as tais canetas stylus. Este telefone em específico ainda tem uma séries atributos notáveis. Tem tela AMOLED, mesma tecnologia utilizada pelo Htc Nexus One (Google Phone), mas uma resolução um pouco inferior. A tela também permite multi-touch, outra novidade nos telefones Nokia. Tem 16GB de memória interna e permite ainda aumentar esta capacidade através de cartão micro-sd, coisa que o IPhone, por exemplo, não permite. Wi-fi b/g/n. Câmera de 12 MP com lentes Carl Zeiss e flash xanon (cuidado para não cegar), impressionante. Processador de 680 MHz com acelerador de gráficos 3D via hardware. Pelas fotos divulgadas e especificação, um telefone fantástico. Minha maior dúvida e preocupação fica por conta da interface. Sei que é uma nova versão do Symbian, mas não boto muita fé em um grande avanço. Tomara que eu esteja errado. Outra coisa a se verificar também é a bateria. Quanto tempo será que ela aguenta.
Hoje fiz uns testes no meu N78. Instalei o Opera Mobile. Tinha o Opera Mini numa versão antiga. Já gostava do browser que usava. Gostei mais ainda deste novo. Fiz testes também com flash. No Opera não rolou, mas no browser da Nokia que já veio instalado funcionou. Pelo menos um site que era todo em flash abriu. Porém tentei abrir um joguinho on-line (na UOL) e não abriu. Daí eu encontrei um comentário sobre um tal de Skyfire no Gizmodo. Instalei e gostei da forma como ele se comportou quanto ao flash. Abriu o site todo em flash que tinha testado no outro (http://www.pizzanobre.com.br). Ele abriu como o outro, mas com uma vantagem. Consegui dar zoom e visualizar algumas coisas que não via no outro browser. Ele conseguiu também abrir vídeos (flash) no UOL. E consegui rodar o joguinho também. É verdade que ele deu umas engasgadas desta vez, mas abriu. Outro problema, mas aí também é um problema do hardware do meu celular, foi a jogabilidade.
Hoje ainda instalei o Ovi Store no celular. Não sabia, mas a Nokia já está correndo atrás e lançou o seu App Store. Muito bacana isso.
Desde que comprei este meu primeiro smartphone no meio do ano passado, passei a me interessar bastante pelo assunto. Leio bastante sobre o assunto e gosto muito do IPhone e do Android. A grande vantagem dos dois em relação ao Symbian (Nokia) está na usabilidade e interface com usuário em geral. Não é a tôa que a Nokia tem perdido muito espaço no mercado. Eu na verdade ainda tenho uma queda maior para os Androids pela grande variedade de opções. Gosto da idéia de ter um celular com uma telona com alta resolução e sensível ao toque, mas gosto também da idéia de ter um teclado completo (qwert) a disposição. Na falta de um computador pode ser extremamente útil. E isso o IPhone ainda não dispõe. Fora isso, não gosto muito da política da Apple de ficar adicionando funcionalidades nos telefones a conta-gotas.
A Nokia tem na interface com o usuário o seu calcanhar-de-aquiles, mas é muito boa no harware. Gosto demais da qualidade do som do meu. Outra coisa muito boa na Nokia é o GPS, que recentemente foi liberado e agora é gratuito. Quanto a GPS o Android está chegando, mas ainda não está no mesmo nível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário