sábado, junho 26, 2010

Enchentes em Alagoas

Uma semana depois das enchentes as informações ainda são meio truncadas, mesmo para a gente que tem familiar no estado. São 15 cidades em estado de calamidade: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe e Satuba. Muitas destas cidades foram praticamente varridas do mapa. Para se ter idéia, Quebrangulo teve todos os prédios públicos e prédios comerciais derrubados. A prefeita já fala em reconstruir isso em uma outra parte, mais alta. Tomara que realmente isso aconteça.

Vejo fotos e vídeos da destruição. Muitas vezes o pensamento que me vem é de uma guerra, tamanha foi a destruição. Minha família em sua maior parte mora em Maceió (capital do estado), que foi pouco afetada pelas chuvas. Porém uma grande parte da família de minha esposa mora em Rio Largo, uma das cidades muito atingidas. Além do que temos amigos e conhecidos em outras cidades. Dentre os nossos familiares e amigos, ainda bem, houve apenas perdas materiais. Por um verdadeiro milagre a enchente ocorreu no período da manhã. Certamente, se tivesse ocorrido pela noite o número de mortos teria sido extremamente maior.

Além de Rio Largo, temos familiares, amigos e conhecidos em Santana do Mundaú, União dos Palmares e Murici. Em Santana do Mundaú, por sinal, morei por uns 2 ou 3 anos quando criança. Não lembro desta fase de minha vida. Porém retornei por diversas vezes lá e tenho muitas boas lembranças da cidade e das pessoas e algumas poucas tristes, como a morte do padrinho do meu irmão. A gente estava por lá, era aniversário do meu irmão, quando ele morreu numa queda de cavalo. A família dele, por sinal, foi bastante atingida. A madrinha do meu irmão perdeu sua casa no centro da cidade com tudo o que tinha lá. Sorte dela, que está bem/saudável, e que o ganha pão dela está a salvo. Ela tem uma plantação de laranja e lá no terreno tem uma casa, onde pode se abrigar. Seu filho perdeu uma avícola e uma casa que alugava. A seguir fotos lá de Mundaú. As duas últimas fotos do álbum são os entulhos do que era a casa dela.

Fotos de Santana do Mundaú

Mesmo depois de uma semana, falta água, energia e telefone. Para muitos falta comida, água e um teto. A situação é de muito desespero para muitos alagoanos e pernambucanos. Se puder e quiser ajudar o estado, seguem informações para doações.

Informações para doações

Nenhum comentário: