terça-feira, agosto 21, 2007

Brasil no Parapan

Fim do Parapan e ficamos em 1º, superando as expectativas e o desempenho dos brasileiros no Pan. Conquistamos 228 medalhas (83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze). Em seguida aparece Canadá com 112 (49, 37 e 26) e Estados Unidos com 117 (37, 44 e 36). Foi um desempenho fantástico dos atletas.

Destaque para natação. Foram 8 medalhas de ouro de Daniel Dias e mais 7 Clodoaldo Silva, que também levou uma de prata.

Destaque como um todo para a superação em si de cada atleta, que apesar das dificuldades que surgem com suas deficiências as enfrentam e tornam-se campeões não só em suas modalidades como também na vida. Eles nos dão um baita tapa na cara para acordarmos e deixar de reclamar da vida. São bons exemplos a serem seguidos.

É importante ressaltar que boa parte dos resultados obtidos pelos brasileiros são frutos de esforço próprios. Atletas e familiares que se sacrificam financeiramente para continuar competindo. Se muitos atletas do Pan reclavam de falta de investimento, imagina os do Parapan. Detalhe, esta parcela da população muitas das vezes não é nem respeitada no seu direito de "ir e vir" por falta de infraestrutura na cidade em que vivem.

Como um comentário final sobre o Pan e o Parapan, achei muito bom para o povo brasileiro. No Parapan para o reconhecimento da população para com estes atletas. Passando a encarar os deficientes como uma pessoa normal, que tem habilidades para fazer algumas coisas e outras não, assim como todo mundo. No Pan, uma das coisas mais legais que via era quando a torcida começa a cantar "Eeeeuuu sou Brasileeeiro, com muito orgulho, com muito amorrrrrr". Isso foi de arrepiar.

Destaque ruim nas competições vai para a má organização, que estrapolou e muito o orçamento, deixou de aproveitar a oportunidade para investir em melhorias na infraestrutura da cidade, terminou as obras em cima da hora e em alguns casos as obras foram mal acabadas.

Quadro geral de medalhas

Medalhas brasileiras

Nenhum comentário: