domingo, julho 29, 2007

Brasil no Pan

Fim do Pan e ficamos em 3ª atrás apenas de Estados Unidos e Cuba. A distância para Cuba foi de apenas 5 medalhas de ouro. Em relação ao Canadá (4º) tivemos 15 ouros a mais. Foi muito legal.

Tivemos desempenho muito bom em diversas modalidades, mas não dá para deixar de falar do Thiago Pereira (Natação). O cara sozinho levou 6 medalhas de ouro e no último dia não levou mais 2 porque queria levar, pelo menos, uma de cada tipo. Tô zoando, mas foi realmente fantástico. Uma medalha para cada modalidade que competiu. Se fosse um país ficaria em 11º de um total de 26 países (os que competiram + ele).

Segue uma tabela com a distribuição por modalidade de medalhas brasileiras no Pan.


ModalidadeOuroPrataBronzeTotal
Natação1271029
Atletismo95923
Judô46313
Ginástica Artística42511
Vela3227
Ginástica Rítmica3014
Caratê 2237
Handebol2002
Vôlei de Praia2002
10ºCanoagem 1236
11ºTaekwondo1214
12ºBoxe1168
13ºHipismo1124
14ºVôlei1102
14ºBasquete1102
16ºTênis de mesa1023
17ºTênis 1012
17ºPatinação Artística1012
19ºPentatlo Moderno1001
19ºFutsal1001
19ºFutebol1001
19ºEsqui aquático1001
23ºCiclismo0224
24ºLuta0123
24ºRemo 0123
26ºTiro0112
26ºSaltos Ornamentais0112
28ºPólo Aquático0101
28ºBoliche0101
30ºEsgrima0033
31ºNado Sincronizado0022
32ºTriatlo0011
32ºTrampolim0011
32ºSquash0011
32ºLevantamento0011
32ºBadminton0011
544067161



Lista de medalhas brasileiras

Tabela de classificação geral

sexta-feira, julho 27, 2007

quinta-feira, julho 26, 2007

Ouro no futebol feminino

A seleção feminina de futebol foi a campeão no Pan Rio2007. O detalhe é que jogou bonito, goleou e não levou nenhum gol durante todo o torneio. Parabéns a seleção. A masculina poderia a tomar como exemplo, né? Mais uma vez aproveito para criticar a falta de incentivo.

Segue um texto legal sobre a vitória da Seleção Feminina de Futebol.

Essas mulheres e seu futebol maravilhoso

Garota holandesa morre em passeio de cavalo no CE

Hoje li esta notícia: Garota holandesa morre em passeio de cavalo no CE.

Sinceramente, acho que a culpa não é só do dono do cavalo e da prefeitura. Acho que os pais também têm sua parcela de culpa. Uma criança de sete anos nunca que poderia estar montada sozinha no cavalo.

Recorde de chuva em Campinas

Chuva no mês de julho é a maior em 117 anos

E acabou em pizza mesmo

A FIA conseguiu fazer o pior desfecho para o caso. Considerou a McLaren culpada, mas não a puniu alegando que não há provas de que a escuderia utilizou-se das informações. Marmelada.

Se era para não punir que dissesse que era inocente. Se fosse assim não haveria problema nenhum em um político transferir parte do dinheiro do estado para sua conta. Desde que não utilizasse o dinheiro. Que explicação mais descabida.

quarta-feira, julho 25, 2007

F1: Julgamento da McLaren

Amanhã acontece o tal do julgamento da McLaren sobre o caso de espionagem.

Bom ... no início achei que terminaria em pizza. Agora não tenho tanta certeza. Se houver realmente provas de tudo será um absurdo não punir a McLaren.

Quanto a punição. Se a punição apenas envolver uma multa. Acho que independentemente do valor sairá muito barata. Se for em pontos, seja perdendo tudo ou parte, é o mais justo. Esta seria bem mais danosa para a equipe no mundial.

Li algo também sobre proibir a McLaren por um tempo de participar de competições oficiais da FIA.

Bom ... agora é esperar. Vamos ver o que acontece.

terça-feira, julho 24, 2007

F1: GP da Alemanha

Esta foi uma etapa bem atípica e, por sinal, bem legal não só de assistir, mas também para o campeonato como um todo.

Ainda no sábado, durante o treino classificatório, o Hamilton bateu forte por um defeito em seu carro, não conseguiu concluir a terceira etapa do treino e, assim, classificou-se na 10ª posição. Para completar ainda foi dúvida para a corrida. No final das contas terminou sendo liberado e correndo.

Para falar a verdade achei um erro. Ele não deveria ter sido liberado pelos médicos. O acidente pode não ter sido tão feio quanto o do Kubica no Canadá, mas pelo que entendi deve ter sido bem pior. A principal diferença entre o acidente dele e o do Kubica é que ele bateu e ficou, já no do Kubica ele bateu e saiu se arrastando até parar por completo. Outro fator é que o Kubica ainda tinha 1 semana para se recuperar, já o Hamilton correu no outro dia. Aquela preocupação toda com a possibilidade de um outro acidente forte só vale quando você não está na disputa direta pelo título?

Vamos a corrida. Como já adiantei a corrida foi muito legal. Prestes a ser dada a largada e já havia previsão para chuva logo em seguida. A decisão da direção foi seguir normalmente com o procedimento. Largada dada e Massa ultrapassa Alonso logo de cara. Hamilton, que saiu em 10º, ainda na largada conquista a 6ª posição. Ele ainda se aproveita de uma confusão envolvendo as duas BMWs na segunda curva e já conquista a 4ª posição.

Final da primeira volta e já está chovendo forte. Raikkonen tenta entrar no box, mas entra muito veloz e não consegue segurar o carro. Este foi um erro que lhe custou caro, mas que ainda conseguiu se recuperar. Massa e Alonso não cometem o mesmo erro e conseguem colocar pneus para chuva. Eles voltam para a pista e para a surpresa de todos Markus Winkelhock estreando pela "super" Spyker estava na liderança.

A corrida prossegue e a situação da pista só piora com a chuva. Na terceira volta sete pilotos ficam na curva. Dentre eles, inclusive, estava o lider do campeonato, Hamilton, que retornou a corrida depois de ser ajudado pelo guindaste. Eis aí algo que achei errado. Sempre vi carros ficarem na brita com ou sem chuva e não poderem voltar. Por que Hamilton pode?

Ahhh ... Hamilton, pelo menos no início da corrida, só fez lambança. Depois de conseguir chegar na quarta posição teve um de seus pneus furados. Foi para o box e colocou o pneu de chuva. Na terceira volta ficou na brita, foi ajudado em seguida, voltou, antecipou sua troca de pneus e colocou pneus para pista seca antes que todos numa tentativa de sair na vantagem. Mal conseguiu se segurar na pista. Chegou a passear na brita de novo, mas desta vez não precisou de ajuda para voltar. Depois disso é que decidiu mostrar a que veio e fez uma bela corrida. Final das contas terminou em 9º e não marcou pontos.

Voltando ao ponto em que paramos. Não tardou muito e a deireção da prova decidiu suspender a corrida para um relargada posterior quando a situação da pista estrivesse melhor. Neste momento cinco carros já não tinham como voltar. A corrida recomeça com Winkelhock ainda a frente. Seguido de perto por Massa e Alonso. A pista ainda está bastante molhada. Massa e Alonso logo ultrapassam o piloto da Spyker. Segue com um baita duelo entre Massa e Alonso. Massa na defensiva e Alonso ataca bastante. Massa consegue manter o controle da situação até que a pista volte a secar. Quando isso acontece Raikkonen troca os pneus antes e conquista uma certa vantagem que o fará ficar no encalço de Alonso quando Massa e Alonso finalmente trocam os pneus.

Com as investidas de Raikkonen a Alonso, Massa vai conseguindo abrir vantagem. A corrida prossegue assim por um bom tempo até que Raikkonen começa a ter problemas com o seu carro e termina por abandonar. Daí a corrida segue com Alonso fazendo voltas melhores que Massa e começa a chegar. Massa dá o recado de que tem carro, mas que está querendo administrar a situação e poupar seu equipamento. Alonso logo percebe que não tem como alcançar mais que aquilo. Pelo menos naquela etapa da corrida. Alonso mantém a distância.

Massa vinha fazendo uma grande corrida até aquele momento, mas aí, a poucas voltas para o final, volta a chover. Massa e Alonso voltam a trocar os pneus. Daí a corrida se complica para Massa. Alonso volta a pressionar. Nitidamente Alonso é, naquele momento, extremamente superior a Massa. O brasileiro segura como pode. Aguenta uma ou duas voltas. Quando Alonso coloca o carro de lado não há muito o que fazer. Massa força a barra e numa curva chega a tocar um se seus pneus na lateral do carro do espanhol.

A corrida acaba com Alonso em primeiro. Seguido por Massa em segundo e Webber em terceiro. Completando os pontuadores: Wurz, Coulthard, Heidfeld, Kubica e Kovalainen. Excelente resultado da Red Bull nesta etapa. Resultado bastante expressivo também de Wurz, que está sendo cotado para perder a titularidade na Williams.

A Fórmula 1 é muito injusta. Já faz algum tempo que rola esta discussão em torno do Wurz. Fato é que, se olharmos para a tabela, Wurz aparece logo depois dos pilotos de Ferrari e McLaren (disputam um campeonato a parte, tamanha a superioridade), BMW (grande surpresa do ano) e Renault (atual campeã). Tem 13 pontos contra 5 do seu companheiro de equipe.

Kovalainen foi outro que vinha fazendo uma boa corrida e que foi prejudicado com a chuva no final da prova. Mesmo com o resultado não tão bom ainda superou seu companheiro de equipe mais uma vez e agora encontra-se a apenas 2 pontos de Fisichella.

No início deste post havia falado de uma confusão entre os carros da BMW. Acontece que Heidfeld estava em um dia lambanças. Bateu em Kubica logo na segunda curva do GP e no decorrer da corrida ainda bateu e tirou o Ralf da corrida. É complicado dizer isso, mas Ralf estava certo desta vez. Heidfeld decepcionou neste GP e ainda conseguiu fazer com que a equipe obtivesse um péssimo resultado. Kubica teve sua corrida bastante prejudicada.

No final das contas a Ferrari voltou a pecar na confiabilidade. Perdeu a possibilidade de encostar na McLaren. De quebra ainda complicou bastante a situação de Raikkonen no campeonato. Apesar de não ter vencido uma corrida que parecia ganha, Massa reassumiu a terceira colocação, abriu 7 pontos de vantagem para Raikkonen (quarto) e diminui de 19 para 11 pontos a distância para o lider (Hamilton). Um grande problema para a Ferrari e seus pilotos este ano continua sendo a confiabilidade do equipamento e a maior quantidade de erros que Massa (principalmente) e Raikkonen cometem. Fora a confibilidade o carro parece ser um pouco superior aos McLaren.

Na McLaren a situação agora parece ter virado para o lado do Alonso. O espanhol que chegou a ficar 14 pontos de Hamilton está a apenas 2. O detalhe é que Hamilton parece que começa a se perder. Não correu bem na Inglaterra e na Alemanha sofreu com problemas em seu carro e com suas próprias lambanças. Vamos ver como o estreante vai reagir a situação e se consegue voltar a superar Alonso.

É muito chato dizer isso, mas o último GP foi um grande passo para o tri de Alonso. Espero estar enganado.

Ahhh ... quanto ao toque entre Alonso e Massa, Alonso, claro, não ficou calado. Fez pose de certinho e quiz, na posição de bicampeã, fazer Massa baixar a cabeça. O brasileiro o mando tomar no c.... Gostei demais da postura do Massa e não concordo com os que o criticaram. Se acha que está certo tem que se defender mesmo. E quanto ao toque achei que foi um lance de corrida mesmo, nada demais. Tem que arriscar mesmo, desde que não seja desonesto. Aqui um texto do Livio Oricchio (do Estadão) sobre o bate boca entre Massa e Alonso.

Seguem os gráficos com o panorama dos campeonatos.



sábado, julho 21, 2007

Sobre a tragédia do vôo 3054

Foi um acidente anunciado. Perdi a conta de quantas vezes li ou vi reportagens sobre derrapagens em Congonhas. Os mais significativos? Na minha opinião aquele do avião da BRA que ficou com o bico do lado de fora da pista. Bem visível lá da avenida. O outro o do avião da Pantanal na segunda-feira, que aconteceu no dia anterior ao acidente.

Sei que é cedo para afirmar algo, mas acredito que a culpa recai em parte para o governo e em parte para a TAM.

Pelo lado do governo, toda a pressão para resolver o mais rápido a questão dos atrasos e cancelamentos de vôos liberou a pista principal de Congonhas mesmo sem o tal do grooving. Outras questões também de responsabilidade do governo, a localização do aeroporto numa região central da cidade, uma pista curta e a ausência da tal área de contenção, que já deveria ter se tornado exigência para todos os aeroportos no mundo. Estas medidas que foram anunciadas ontem pelo presidente já deveriam ter sido tomadas. A principal, reduzir consideravelmente o tráfego em Congonhas.

Pelo lado da TAM, na ânsia de reduzir os prejuízos que certamente tem amargado desde o acidente com o avião da GOL no ano passado, mantém em funcionamento um avião, onde já foi detectado problema, em sua capacidade máxima.

Sei que não é a palavra correta, mas acho "engraçado" este jogo de palavras e de colocar a culpa para o outro. Todos os dias vemos nos noticiários as pessoas falarem algo e vem outro e diz: "isso é besteira, isso não seria a causa, bla bla bla". A pista curta, molhada e sem o grooving (util principalmente na chuva) não poderia ter sido a causa? Não isso é besteira. Tanto é assim que vimos outro pousar imediatamente antes. E o reverso que estava desativado, não seria a causa? Também não, o avião tem que ser capaz de frear sem eles.

Agora que tal juntar pista curta, molhada e sem grooving com um avião sem reverso que está em sua capacidade máxima?

Um piada sem graça agora. O tal do vice-presidente técnico da TAM, que falou no Jornal Nacional, disse que o avião não tinha defeitos que alterassem o padrão de vôo do avião. Eu não entendo nada de aviação, mas a gente não questionou o vôo. Ele pode ter voado que é uma beleza. O problema do avião foi frear.

F1: GP da Inglaterra

Com duas semanas de atraso, mas ainda tá valendo.

O grande destaque da prova, claro, era Hamilton. E desta vez, pela primeira por sinal, Hamilton decepcionou. Correu aquém do esperado e ainda cometeu um erro durante parada no box. Mesmo assim, o cara ainda terminou em terceiro. Na semana que se sucedeu Hamilton ainda deu brecha para a imprenssa espanhola fazer a festa quando disse que tinha feito um acerto diferente de seu companheiro. Isso explicaria porque seu carro estava pior que o do companheiro durante a corrida.

O vencedor foi Raikkonen, que estava meio apagado no campeonato, mas depois de duas vitórias retorna a briga pelo mundial. Por sinal, parece que Raikkonen parece que começou a se entender com o carro da Ferrari e está começando a ser consistentemente mais rápido que Massa. Algo já se esperava desde o início do ano, pois Raikkonen sempre foi tido como um piloto muito veloz.

Alonso diz até ter tentado vitória. Acho que ele errou pra caramba nos cálculos se realmente teve esta esperança. Só se ele contou com a famosa "sorte" de Raikkonen.

Massa depois de ter seu motor apagado durante a preparação para a largada teve de largar dos boxes. Depois disso fez uma grande corrida. Na minha opinião sua melhor corrida na F1. Foi veloz, agressivo e terminou em 5º. Gostaria de vê-lo sempre pilotando assim. Pensando no campeonato o resultado não poderia ter sido pior. A distância para Hamilton (lider do campeonato) voltou a crescer. a distância para o vice (Alonso), que era de 3 pontos, foi para 7 pontos. Além disso Raikkonen volta a ficar a sua frente (1 ponto) depois de duas corridas muito boas e duas vitórias.

Esse negócio de pilotar sempre pensando no campeonato, em não correr riscos não leva a lugar nenhum. Isso só dá certo quando você está numa equipe razoavelmente superior as outras e tem um companheiro de equipe inferior. Este foi o cenário que levou Alonso a ser campeão em 2005, por exemplo, mas é muito raro. O grande mérito de Alonso naquele ano foi ser veloz e cometer poucos erros.

Acho que Massa tem evoluído bastante na Fórmula 1. Tem conseguido grandes resultados neste ano, mas comete muito erros, que o complica bastante para a disputa pelo mundial.

Destaque ainda para Kubica e Kovalainen, que vêm fazendo boas corridas e batendo seus companheiros de equipe.

Neste momento o campeonato continua com uma boa margem de vantagem para a McLaren e seus pilotos, mas a Ferrari vem crescendo e tem chances tanto no mundial de pilotos como no de construtores. Claro que para que isso aconteça é necessário que trabalhe bastante na confiabilidade de seu equipamento e seus pilotos passem a errar menos, principalmente o Massa.

McLaren aparece com 128 pontos e Ferrari com 103. No mundial de pilotos aparece Hamilton (70), Alonso (58), Raikkonen (52) e Massa (51).



Liga mundial de voleibol masculino

Com uma semana de atraso, mas ainda tá valendo.

Parabéns a seleção masculina de voleibol pela grande conquista na Liga Mundial. Jogaço. Não é a toa que a seleção tornou-se heptacampeã. Depois de perder o primeiro set, soube reverter a situação no final do segundo set, quando perdia de 22 a 19 para a seleção russa. Na, provavelmente, única chance que teve de crescer na partida. O que impressiona é o retrospecto. Desde 2003 vencemos todos os anos. Segue a lista dos campeões.

Itália(8) 1990, 1991, 1992, 1994, 1995, 1997, 1999, 2000
Brasil(7) 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007
Holanda(1) 1996
Cuba(1) 1998
Rússia(1) 2002

Ano que vem alcançamos a Itália e em 2009 já seremos o maior vencedor da Liga :P. Para mim, a seleção masculina de voleibol é nossa melhor seleção, dentre todos os esportes, na atualidade. E boa parte deste desempenho deve-se a Bernardinho.

Outras seleções que me chamam bastante a atenção são a de voleibol feminino e a de futebol feminino. Uma coisa que me deixa muito puto com as TVs abertas aqui no Brasil é que, para elas, esporte no Brasil restringe-se basicamente ao futebol masculino.

Domingo passado realmente foi muito bom para o esporte brasileiro. Teve a conquista da Liga Mundial de Voleibol Masculino, da Copa América, o primeiro ouro no Pan e outras conquistas mais.

Copa América

Com uma semana de atraso, mas ainda tá valendo.

Foi muito boa a vitória da seleção brasileira sobre a argentina. Principalmente com o placar que foi e todo o favoritismo da seleção argentina. Mas não concordo quando falam que o Brasil teria feito um jogo melhor caso estivesse com a “Seleção A”, digamos assim.

Bom … acho que dois grandes fatores para a vitória foram o fato de ter uma seleção relativamente jovem. Com diversos jogares tentando ganhar espaço na seleção e projeção na carreira. Isso levou a uma postura totalmente diferente da seleção em relação a seleção da Copa 2006. Segundo, o fato de ter conseguido fazer um gol logo nos primeiros cinco minutos seguido de diversas tentativas mal-sucedidas da seleção argentina. O melhor exemplo destas tentativas que poderiam ter mudado completamente o jogo foi aquela bola do Riquelme que ficou na trave.

A seleção teve seus méritos? Claro que sim. Um vez com o placar a seu favor, a seleção soube levar o jogo. De qualquer forma, parabéns a Seleção Brasileira. É muito bom vencer, sendo o adiversário a Argentina melhor ainda.

sexta-feira, julho 20, 2007

segunda-feira, julho 02, 2007

F1: GP da França

Na 8ª etapa do mundial (de um total de 17) a Ferrari demonstrar reação, depois de três corridas muto fracas, com uma dobradinha de seus pilotos. A frustração ficou apenas para Massa. O brasileiro, que tinha conquistado a pole e fez a melhor volta durante a corrida, foi ultrapassado por seu companheiro de equipe na segunda parada. Raikkonen é que fez uma corrida muito boa, com destaque para a largada e estratégia de corrida, e reconquistou o status de concorrente ao título.

Outros que merecem destaque pelo bom desempenho são Kubica e Hamilton. Kubica, que retorna do grave acidente sofrido no Canadá, chegou em quarto e Hamilton conquistou mais um pódio com a terceira colocação. Destaque para o treino classificatório de Hamilton, onde por muito pouco não conquistou a pole e, com um carro inferior às Ferraris, conseguiu classificar-se em segundo.

Destaque, pelas besteiras que fizeram, para Trulli, que simplesmente atropelou Kovalainen, e Albers que saiu do boxes levando a mangueira da bomba de combustível.

Destaque também para o primeiro ponto da equipe Honda com a 8ª posição de Button. Detalhe, Rubinho, que vinha tendo resultados melhores que o companheiro, vê Button marcar o primeiro ponto para a equipe. Isso fez me lembrar do tempo em que ele corria pela Stewart e quem conquistou a primeira vitória foi seu companheiro (Herbert, se não me engano). Ele também vinha obtendo melhores desempenhos.

Com os resultados de ontem Raikkonen resurgiu como concorrente ao título e a Ferrari mostrou que ainda tem condições de lutar pelo título de construtores. BMW segue firme para conquistar o posto de terceira força da F1. Situação atual: McLaren segue em primeiro com 114, seguida por Ferrari com 89 e BMW com 48. No mundial de pilotos, Hamilton segue em primeiro com 64, seguido por Alonso com 14 de desvantagem. Massa aparece em 3º a apenas 3 pontos de Alonso e com apenas 5 pontos de vantagem para Raikkonen.