terça-feira, julho 24, 2007

F1: GP da Alemanha

Esta foi uma etapa bem atípica e, por sinal, bem legal não só de assistir, mas também para o campeonato como um todo.

Ainda no sábado, durante o treino classificatório, o Hamilton bateu forte por um defeito em seu carro, não conseguiu concluir a terceira etapa do treino e, assim, classificou-se na 10ª posição. Para completar ainda foi dúvida para a corrida. No final das contas terminou sendo liberado e correndo.

Para falar a verdade achei um erro. Ele não deveria ter sido liberado pelos médicos. O acidente pode não ter sido tão feio quanto o do Kubica no Canadá, mas pelo que entendi deve ter sido bem pior. A principal diferença entre o acidente dele e o do Kubica é que ele bateu e ficou, já no do Kubica ele bateu e saiu se arrastando até parar por completo. Outro fator é que o Kubica ainda tinha 1 semana para se recuperar, já o Hamilton correu no outro dia. Aquela preocupação toda com a possibilidade de um outro acidente forte só vale quando você não está na disputa direta pelo título?

Vamos a corrida. Como já adiantei a corrida foi muito legal. Prestes a ser dada a largada e já havia previsão para chuva logo em seguida. A decisão da direção foi seguir normalmente com o procedimento. Largada dada e Massa ultrapassa Alonso logo de cara. Hamilton, que saiu em 10º, ainda na largada conquista a 6ª posição. Ele ainda se aproveita de uma confusão envolvendo as duas BMWs na segunda curva e já conquista a 4ª posição.

Final da primeira volta e já está chovendo forte. Raikkonen tenta entrar no box, mas entra muito veloz e não consegue segurar o carro. Este foi um erro que lhe custou caro, mas que ainda conseguiu se recuperar. Massa e Alonso não cometem o mesmo erro e conseguem colocar pneus para chuva. Eles voltam para a pista e para a surpresa de todos Markus Winkelhock estreando pela "super" Spyker estava na liderança.

A corrida prossegue e a situação da pista só piora com a chuva. Na terceira volta sete pilotos ficam na curva. Dentre eles, inclusive, estava o lider do campeonato, Hamilton, que retornou a corrida depois de ser ajudado pelo guindaste. Eis aí algo que achei errado. Sempre vi carros ficarem na brita com ou sem chuva e não poderem voltar. Por que Hamilton pode?

Ahhh ... Hamilton, pelo menos no início da corrida, só fez lambança. Depois de conseguir chegar na quarta posição teve um de seus pneus furados. Foi para o box e colocou o pneu de chuva. Na terceira volta ficou na brita, foi ajudado em seguida, voltou, antecipou sua troca de pneus e colocou pneus para pista seca antes que todos numa tentativa de sair na vantagem. Mal conseguiu se segurar na pista. Chegou a passear na brita de novo, mas desta vez não precisou de ajuda para voltar. Depois disso é que decidiu mostrar a que veio e fez uma bela corrida. Final das contas terminou em 9º e não marcou pontos.

Voltando ao ponto em que paramos. Não tardou muito e a deireção da prova decidiu suspender a corrida para um relargada posterior quando a situação da pista estrivesse melhor. Neste momento cinco carros já não tinham como voltar. A corrida recomeça com Winkelhock ainda a frente. Seguido de perto por Massa e Alonso. A pista ainda está bastante molhada. Massa e Alonso logo ultrapassam o piloto da Spyker. Segue com um baita duelo entre Massa e Alonso. Massa na defensiva e Alonso ataca bastante. Massa consegue manter o controle da situação até que a pista volte a secar. Quando isso acontece Raikkonen troca os pneus antes e conquista uma certa vantagem que o fará ficar no encalço de Alonso quando Massa e Alonso finalmente trocam os pneus.

Com as investidas de Raikkonen a Alonso, Massa vai conseguindo abrir vantagem. A corrida prossegue assim por um bom tempo até que Raikkonen começa a ter problemas com o seu carro e termina por abandonar. Daí a corrida segue com Alonso fazendo voltas melhores que Massa e começa a chegar. Massa dá o recado de que tem carro, mas que está querendo administrar a situação e poupar seu equipamento. Alonso logo percebe que não tem como alcançar mais que aquilo. Pelo menos naquela etapa da corrida. Alonso mantém a distância.

Massa vinha fazendo uma grande corrida até aquele momento, mas aí, a poucas voltas para o final, volta a chover. Massa e Alonso voltam a trocar os pneus. Daí a corrida se complica para Massa. Alonso volta a pressionar. Nitidamente Alonso é, naquele momento, extremamente superior a Massa. O brasileiro segura como pode. Aguenta uma ou duas voltas. Quando Alonso coloca o carro de lado não há muito o que fazer. Massa força a barra e numa curva chega a tocar um se seus pneus na lateral do carro do espanhol.

A corrida acaba com Alonso em primeiro. Seguido por Massa em segundo e Webber em terceiro. Completando os pontuadores: Wurz, Coulthard, Heidfeld, Kubica e Kovalainen. Excelente resultado da Red Bull nesta etapa. Resultado bastante expressivo também de Wurz, que está sendo cotado para perder a titularidade na Williams.

A Fórmula 1 é muito injusta. Já faz algum tempo que rola esta discussão em torno do Wurz. Fato é que, se olharmos para a tabela, Wurz aparece logo depois dos pilotos de Ferrari e McLaren (disputam um campeonato a parte, tamanha a superioridade), BMW (grande surpresa do ano) e Renault (atual campeã). Tem 13 pontos contra 5 do seu companheiro de equipe.

Kovalainen foi outro que vinha fazendo uma boa corrida e que foi prejudicado com a chuva no final da prova. Mesmo com o resultado não tão bom ainda superou seu companheiro de equipe mais uma vez e agora encontra-se a apenas 2 pontos de Fisichella.

No início deste post havia falado de uma confusão entre os carros da BMW. Acontece que Heidfeld estava em um dia lambanças. Bateu em Kubica logo na segunda curva do GP e no decorrer da corrida ainda bateu e tirou o Ralf da corrida. É complicado dizer isso, mas Ralf estava certo desta vez. Heidfeld decepcionou neste GP e ainda conseguiu fazer com que a equipe obtivesse um péssimo resultado. Kubica teve sua corrida bastante prejudicada.

No final das contas a Ferrari voltou a pecar na confiabilidade. Perdeu a possibilidade de encostar na McLaren. De quebra ainda complicou bastante a situação de Raikkonen no campeonato. Apesar de não ter vencido uma corrida que parecia ganha, Massa reassumiu a terceira colocação, abriu 7 pontos de vantagem para Raikkonen (quarto) e diminui de 19 para 11 pontos a distância para o lider (Hamilton). Um grande problema para a Ferrari e seus pilotos este ano continua sendo a confiabilidade do equipamento e a maior quantidade de erros que Massa (principalmente) e Raikkonen cometem. Fora a confibilidade o carro parece ser um pouco superior aos McLaren.

Na McLaren a situação agora parece ter virado para o lado do Alonso. O espanhol que chegou a ficar 14 pontos de Hamilton está a apenas 2. O detalhe é que Hamilton parece que começa a se perder. Não correu bem na Inglaterra e na Alemanha sofreu com problemas em seu carro e com suas próprias lambanças. Vamos ver como o estreante vai reagir a situação e se consegue voltar a superar Alonso.

É muito chato dizer isso, mas o último GP foi um grande passo para o tri de Alonso. Espero estar enganado.

Ahhh ... quanto ao toque entre Alonso e Massa, Alonso, claro, não ficou calado. Fez pose de certinho e quiz, na posição de bicampeã, fazer Massa baixar a cabeça. O brasileiro o mando tomar no c.... Gostei demais da postura do Massa e não concordo com os que o criticaram. Se acha que está certo tem que se defender mesmo. E quanto ao toque achei que foi um lance de corrida mesmo, nada demais. Tem que arriscar mesmo, desde que não seja desonesto. Aqui um texto do Livio Oricchio (do Estadão) sobre o bate boca entre Massa e Alonso.

Seguem os gráficos com o panorama dos campeonatos.



Nenhum comentário: