segunda-feira, dezembro 08, 2008

Futebol e Violência

Antes de qualquer coisa, parabéns ao São Paulo por mais esta conquista.

Mas não dá para passar batido sobre a violência no futebol. É tema recorrente e ontem protagonizou mais alguns episódios. O mais grave dele, sendo o caso do torcedor baleado na cabeça.Como pode ser visto no vídeo.



A gravidade não está apenas na situação do rapaz atingido, mas principalmente no despreparo de nossa polícia. Não estou dizendo que o rapaz estava aprotando ou não, o vídeo não permite tirar esta conclusão. Mas numa situação como aquela, onde há muitas pessoas participando de um evento que deveria ser, acima de tudo, festivo a polícia deveria deixar a utilização da arma de fogo para última instância.

A torcida por outro lado também tem sua parcela de culpa. Não são poucos os casos de conflitos entre torcidas, até mesmo fora do estádio e em dias em que seus times não estão fogando. Lembro de um caso no Rio (se não estou enganado) onde a galera marcou o conflito pelo Orkut. Onde está a lógica nisso? Outra situação que não consigo entender são as comemorações. Outro dia a torcida do São Paulo destruiu uma porrada de lojas na Av. Paulista durante a comemoração de um título (acho que Libertadores).

Ontem, aqui em Campinas (no distrito de Nova Aparecidade), uma jovem foi atropelada por um ônibus. O motorista alegou que ela estaria em um grupo de torcedores do São Paulo que decidiram comemorar o título bloqueando uma rua e depredando ônibus. Que coisa louca. Antes a desculpa para destruir algo estava na frustração da derrota. Que mundo é este em que vivemos? Cada vez eu o entendo menos.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Einstein

Para quem ainda não foi na exposição Einstein no Parque do Ibirapuera em São Paulo, e tiver oportunidade, recomendo fortemente.

Esta tinha passado batido. Fiquei sabendo por acaso através de um amigo. Fui no Domingo e gostei bastante.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Marcelo Marrom no Jô Soares

Muito bom.

Cinema nacional

Nas últimas semanas assisti um bocado de filme nacional no cinema, aproveitando promoções. Fiquei bastante feliz com a quantidade e a qualidade dos filmes nacionais em cartaz.

O primeiro ao qual assisti foi "Última parada 174". Muito bom. Lembrou-me, em alguns momentos, Cidade de Deus. Estão aí dois grandes exemplos de filmes nacionais. Cidade, por sinal, foi a única vez que senti vontade de levantar e bater palmas no final do filme. Fantástico. Não é a tôa que está em 18º no IMDB. Pena que são dois filmes que mostram as mazelas de nosso país.

O segundo foi "A casa da mãe Joana". Uma comédia bem bacana. E o terceiro "Romance". Este foi outro que me surpreendeu. Fui esperando um romance legalzinho e se mostrou bem acima da espectativa.

O próximo que nacional que devo ir assistir é "A mulher do meu amigo". Parece bom.

terça-feira, novembro 04, 2008

Eleições nos EUA

Só uma pergunta. Nós somos colônia dos EUA?

Vocês observaram os jornais pelo Brasil nos últimos meses? Quanto destaque se dá às eleições por lá. Tem diversos jornalistas brasileiros por lá acompanhando cada etapa das eleições.

Sei da importância que aquele país tem para o mundo, mas não vejo com bons olhos todo o destaque e babação que o pessoal faz com aquilo lá. Existem diversos outros países importantes no mundo e não vejo nada parecido. Há eleições na Inglaterra, França, Alemanha e sei lá quantos outros e a a única coisa que dizem é hoje está tendo eleições por lá, os principais candidatos são estes e o vencedor foi este. Por que com os EUA divulga-se amplamente os debates, cada pesquisa e tudo mais por tanto tempo?

segunda-feira, novembro 03, 2008

Final de semana especial no esporte brasileiro

Este foi um final de semana muito especial para o esporte brasileiro.

Tivemos bons resultados na Copa do Mundo de natação, na Volvo Ocean Race (competição de vela) com o Torben Grael, a nova conquista de Marílson dos Santos em Nova York e ainda o surgimento de um novo ídolo brasileiro na F1 com a grande corrida de Massa em Interlagos e a quase conquista do título.

Na natação (nas piscinas curtas de 25 m de Cingapura) foram 2 medalhas de ouro do Thiago Pereira (100 e 200 medley) e mais 2 de prata dele. Ainda foram 2 medalhas de pratas e uma bronze para Fabíola Molina, 2 de bronze de Eduardo Fischer e uma de bronze de Rodrigo Castro.

Nas velas, Torben Grael comandou a embarcação Ericsson 4 na conquista da 1ª etapa da Volvo Ocean Race.

Na maratona, Marílson já havia conquistado a Maratona de Nova York em 2006 e foi lá que ganhou destaque no Brasil e no mundo. Ontem repetiu o feito. Depois de uma disputa mais acirrada com o marroquino Abderrahim Goumri, conseguiu impor seu ritmo e concluir a prova em 2h 8min 44s.

Apesar de vibrar com cada um destes resultados, meu esporte favorito é mesmo a F1. E ontem para nós e para todo o resto do mundo que gosta da F1, foi um dia muito especial. Depois de toda a hegemonia de Michael Schumacher com os títulos de 2000 a 2004 pela Ferrari e das conquistas de Alonso em 2005 e 2006. Tivemos a aposentadoria de Schumacher no final da temporada de 2006. E o que aconteceu? Assim como em 2005 e 2006, tivemos em 2007 e 2008 disputas pelo título até a última etapa, que ocorreram em Interlagos.

Em 2005 e 2006, como já falei, deu Alonso (desbancando Raikkonen e Schumacher, respectivamente). Em 2007 a disputa foi ainda mais dura com 3 pilotos tendo possibilidade de conquista, Hamilton, Alonso e Raikkonen. Naquele ano, única vez a que fui a F1, Hamilton largou campeão. Perdeu posições na largada para Raikkonen e Alonso. Ainda assim, estava campeão. Cometeu dois erros bobos em seguida e caiu. Alonso era o campeão da vez. Hamilton tentava recuperar-se, mas não tinha jeito. A corrida avançou e Alonso continuava campeão. Enquanto isso, Massa, que já havia vencido no Brasil no ano anterior, dominava a corrida com Raikkonen em 2º. Com o avançar da corrida, percebeu-se que Hamilton não teria mais chances de conquista e daí inverteu-se a posição dos pilotos da Ferrari. Massa deixou de lado a segunda vitória no Brasil para permitir a Raikkonen conquistar o mundial de pilotos.

O mundial de 2008 teve seu fim ontem, também em Interlagos. Desta vez apenas Hamilton e Massa chegaram com chances de conquista do título. Hamilton com uma vantagem de 7 pontos em 10 disputados. Para Massa não havia muitas chances, mas mesmo assim acreditava e conseguiu contagiar a todos os brasileiros até os mais descrentes. Se as possibilidades eram pequenas, no treino classificatório Massa conseguiu deixar todos com uma pulga atrás da orelha ao conquistar a pole e ver Hamilton apenas em 4º. Conquistando a vitória, precisaria que Hamilton terminasse de 6º para trás.

A corrida estava marcada para começar às 15h. Pouco antes, quando já estava todos prontos para a largada veio uma chuva forte que logo se foi. A prova foi adiada em 10min e começou com a reta dos boxes e o S do Senna bem molhados, mas o restante quase seco. Todos largaram com pneus intermediários. A chuva se foi, mas o tempo permaneceu nublado dando pinta de que poderia voltar a chover a qualquer momento. A corrida evoluía com um pleno domínio de Massa e Hamilton fazendo ali o feijão com arroz para a conquista do título. Manteve-se a maior parte do tempo entre 4º e 5º. Poucas voltas para o final eis que a chuva volta, meio devagar é verdade, mas suficiente para gerar muitas emoções. A grande maioria corre para os boxes e coloca pneus intermediários. Vettel preciona Hamilton e conquista a posição faltando pouco mais que 2 voltas para o final. Hamilton agora era o 6º e Massa naquele momento era o campeão.

Na frente de Hamilton todos, com exceção de Glock (4º) estava em condições semelhantes quanto a pneus. Vettel não conseguia distanciar de Hamilton, mas também não dava pinta de que perderia a posição. As esperanças de Hamilton e da McLaren ficariam restritas praticamente a uma eventual ultrapassagem de Glock. O alemão da Toyota (Glock) cruza conclui a penúltima volta com uma vantagem de 15 s para Hamilton. Com pneus para pista seca bem gastos e com a chuva apertando no final, Glock não conseguiu manter o ritmo. Massa cruzou a linha de chegada confirmando a vitória e a torcida em Interlagos, sua família e acredito que todo o Brasil vibrou com a hipotética conquista do título na F1. Pouco depois, na última curva, Hamilton fazia a ultrapassagem em Glock, que mal conseguia manter o carro na pista, e partia ali para a sua consagração.

Podemos ter amargado uma conquista, que pareceu certa, mas devemos lembrar da difícil chances de Massa ontem. Devemos lembrar também que, até a volta 68 de um total de 71, Hamilton permaneceu campeão e fez uma corrida de "bundão", mas inteligente, como falou Massa outro dia. Fez o que tinha de fazer e conquistou o título pela regularidade no ano. Massa ontem pode não ter tornado-se campeão mundial na F1, mas certamente conquistou o Brasil. Quem ainda não acreditava em seu potencial, ontem teve mais uma prova de seu amadurecimento. Errou feio nas 2 primeiras provas do ano. Recuperou-se depois de forma espetacular. Fez uma grande corrida no complexo traçado de Mônaco com pista molhada e conquistou o maior número de vitórias no ano. Correu muito mal no molhado GP de Silverstone, enfrentou uma quebra de motor a 3 voltas de uma vitória certa na Hungria e um erro bizarro da equipe num reabastecimento de Cingapura. No geral, pudemos observar um grande crescimento de Massa no decorrer da temporada.

Ontem, inclusive, Massa não teve vida fácil. Assim como todos os outros pilotos, Massa encarou uma corrida extremamente complicada devido a chuva no início e no final da prova. Não cometeu erros e manteve um ritmo muito forte. Deixando em dúvidas aqueles que apregoavam incompetência de Massa em pista molhada. No final de semana foi soberano com a conquista da pole, melhor volta e vitória. Não cometeu erros, mesmo nas difíceis condições da pista. Em 3 anos de Ferrari, anotou 3 poles, 2 vitória e um segundo lugar. Vale ressaltar que no primeiro ano tinha Schumacher na Ferrari e que ano passado mostrou que, se não fosse pelo título de Raikkonen, poderia vencer sem problemas. É impressionante a sua relação com Interlagos.

Acho que Massa ainda tem muito a mostrar. Tomara que mantenha esta crescente de aprendizado.

terça-feira, outubro 28, 2008

Corinthians



Acho que muita gente não vai ter idéia de quem é esse cara representando o mascote do time. A musiquinha do Balão Mágico também deve ser desconhecida de muitos hoje em dia.

P.S.: Não precisava esculachar com o CRB.

O mundo louco em que vivemos

Veja no link a seguir declarações de José Saramago, escritor português Nobel em 1998.

"Marx nunca teve tanta razão", afirma José Saramago

A cada dia fica mais claro o mundo louco em que vivemos. Como é concebível dar tanto valor a dinheiro e marcas e esquecer das pessoas e de viver?

Tenho um ataque de risos sempre que vejo fotos de operadores de bolsa de valores desesperados olhando para um gráfico em queda ou usando um telefone.

É impressionante como num dia está tudo bem e no outro todo mundo tá com medinho e o dinheiro desaparece em todo o mundo.

sábado, outubro 25, 2008

Pilantragem na Saúde

Denúncia acirra ânimos na Assembléia

É muita pilantragem uma pessoa que se auto-entitula médico, ou melhor doutor na quase totalidade das vezes, seja capaz de um absurdo desses. Você negar atendimento médico gratuito a quem necessita e é de direito.

Não sou a favor de pena de morte, mas em alguns casos, paro para pensar se não se aplicaria bem.

Pai de Eloá

Em Alagoas, a cada dia, surge mais e mais histórias envolvendo o pai da Eloá. O cara está cada vez mais enrrolado.

Ex-cabo é suspeito de mais um crime

Para polícia, Lindemberg é parceiro do pai de Eloá

sexta-feira, outubro 24, 2008

Povo doido

Japonesa é presa por "assassinar" ex-marido virtual

E a polícia ainda dá corda.

Segurança: Alagoas x São PAULO

Humor negro, é verdade, mas ficou muito bom.



Sobre o pai da Eloá, eu não sei quem fala a verdade. Mas uma coisa eu não tenho dúvidas, precisamos cobrar com urgência uma revisão das políticas públicas de segurança em todo o território nacional.

Acho que a população deveria tomar o caso da Eloá para refletir não se o tiro do xumbetinha foi antes ou depois da explosão da porta, mas sim para o fato de que nossa polícia está despreparada e isso é conseqüências das decisões de nossos representantes dos 3 poderes. Do executivo pela falta de prioridades e investimentos, fora o jogo de cena para eleições. Do legislativo pela falta de cobrança ao executivo e a ausência de prioridade nas votações. Quando deveriam estar preocupados com a solução de problemas da sociedade, normalmente estão discutindo aumento de salários, verbas, barganhando cargos para aliados ou com picuinha política.

Preocupam-se em cassar o mandato da vereadora Soninha, que em entrevista durante campanha para a prefeitura de São Paulo falou estar decepcionada com o fato de que TODAS as votações são ARRUMADAS com trocas de favores. Disse que sabia, como todos nós, que havia "compra" de votos em algumas situações, mas ficou decepcionada ao perceber que era sempre. Sempre que algo é votado, todos já sabem o resultado só não o placar. Sempre rolando algo em troca, não apenas dinheiro, mas muitas vezes "favores". Quando questionada por nomes, não citou. Soninha errou ao falar aquilo abertamente na posições de vereadora e candidata a prefeita, mas, não fosse a verdade conhecida de todos nós, não teria incomodado aos políticos da casa.

Finalmente, conseqüência do judiciário também por toda a sua ineficiência. Quanto ao judiciário, não temos uma responsabilidade direta. Entratanto, quanto ao executivo e ao legislativo, estes tempo responsabilidade direta. Nós somos os responsáveis por escolhê-los e por fiscalizar e cobrar. Coisas que normalmente fazemos mal ou simplesmente deixamos de fazer com a desculpa de que política é muito chata e que é tudo ladrão e pilantra. Política pode ser chata, mas está em nossas vidas desde que deixamos de ser nômades e decidimos morar juntos e compartilhar espaços e serviços.

Por fim, apenas mais dois comentários. Primeiro sobre a decisão da família de Eloá quanto a doação de órgãos. Decisão que, pensada ou não, foi muito inteligente. Não só pela doação em si, mas principalmente pela cobertura que recebeu da imprensa e conseqüente campanha em prol da causa.

O segundo comentário fica por conta da atuação da imprensa. Esta precisa refletir um pouco sobre o seu papel. A imprensa é algo importante e vital na democracia. Serve para evitar excessos e para informar, mas se mal intencionada pode causar sérios danos. Por hora quero falar apenas do jornalismo medíocre a que temos presenciado na cobertura do caso Eloá. Primeiro, com a cobertura durante cárcere privado, que mantinha o criminosa mais informado sobre as ações da polícia, que a polícia acerca das ações do criminoso. Imagino até que a ação policial pode ter sido afetada de alguma forma por todo o foco que a imprensa nacional deu ao caso, gerando imagens de cada movimentação dos policiais.

Segundo pela cobertura deixar de buscar informar a população e passando a simplesmente buscar audiência. A toda hora com informações redundantes e imprecisas, devido a busca da exclusividade e em ser o primeiro a noticiar. Um bom exemplo disso que falo é o Jornal Nacional de Sexta. Quase que sua totalidade dedicou-se a reprisar as cenas da invasão e a informar, mal, sobre o estado das vítimas e do criminoso. Não havia muito o que informar sobre as vítimas, o fato tinha acabado de acontecer e os médicos ainda começavam os procedimentos no hospital. Sobre a Eloá noticiaram sua morte e depois voltaram atrás. Disseram que ela teve uma parada e que a assessoria de imprensa do Governo notificou a morte, depois voltou atrás dizendo que tinha sido reanimada. Fica a imprenssão de que estão torcendo contra, pois a tragédia dá audiência.

Reino Unido prende muçulmanos por baixar manual da Al Qaeda

Eis aí um bom exemplo dos exageros cometidos em nome da segurança.

Reino Unido prende muçulmanos por baixar manual da Al Qaeda em campus

É justo punir alguém por simplesmente ter nascido em determinado lugar ou ser filho de alguém?

Fora os problemas com preconceitos, como este, que levam a punir pessoas sem o mínimo de razão, um problema grave e já bem conhecido é que com a desculpa de aumentar a segurança os governantes ganham cada vez mais espaço para invadir a nossa privacidade de diversas formas. Um bom exemplo para isso é a notícia desta semana dos aparelhos de raio-x que poderão ser utilizados em aeroportos na Europa.

terça-feira, outubro 21, 2008

Salários dos acadêmicos

Muito bom este gráfico. Reflete com precisão a realidade.

É preciso defender os policiais dos políticos

Texto muito bom e situação lamentável.

É preciso defender os policiais dos políticos

É preciso, mais do que nunca, que nós simples cidadãos brasileiros percebamos que nós temos nossa parcela de culpa também. Muitos podem estar se perguntando: onde? Eu respondo, quando dizemos que não gostamos de política ou que nem queremos saber das eleições ou deste bando de ladrões. Precisamos ter muito cuidado no momento das eleições e durante seus mandatos, cobrar o que foi prometido.

A política está presente a todo momento de nossas vidas e um mal desempenho de um político pode afetar a vida de muitos de nós.

TSE e a Internet

Fiquei muito feliz ao ler a seguinte notícia hoje.

Presidente do TSE defende uso livre da internet

É simplesmente um absurdo as restrições que se colocam para o uso da Internet no Brasil. Tem hora que fico em dúvido se vivemos mesmo em um país livre.

Sei que há muito crime ocorrendo por meio da Internet, mas a solução não está em se restringir o uso para toda a população e sim no desenvolvimento de mecanismos para se detectar e punir os responsáveis por tais crimes.

Além das restições para as eleições, um bom exemplo da papagaiada que está nossa justiça é o caso do Orkut. Já li trocentas vezes que a justiça estava ameaçando o Google de fechar o Orkut no Brasil. Qual a responsabilidade do Google com pedofilia praticada utilizando as ferramentas providas pelo Orkut? Para mim, nenhuma. O que a justiça tem de fazer, é criar parceria com empresas com o Google para desenvolver as ferramentas necessárias para detectar e chegar aos culpados.

Coincidência ou não, assisti hoje a um bate papo com Marcelo Tas e Sônia Francine sobre estas restrições, no caso falavam em relação a política. Vídeo

segunda-feira, outubro 20, 2008

Sobre o caso Eloá

É muito fácil falar e criticar depois de que tudo aconteceu e quando se está de fora. Não desejo aqui descer a lenha em ninguém ou qualquer instituição, mas dois comentários eu gostaria de fazer sobre o assunto.

Primeiro, não dá para entender como é que deixaram a garota (Naiara, acho que é isso) voltar para o apartamento depois de libertada. Em lugar nenhum no mundo isso é concebível. O mais mané dos policiais ou cidadão iria se cercar de todos os cuidados para que isso não ocorresse. Diante de tal situação, a idéia básica acho que seria minizar o número de pessoas nas zonas de maiores riscos. Como você consegue libertar um refém e depois o manda de volta?

Segundo, não vou falar aqui da invasão atrapalhada, mas sim das declarações dos responsáveis pelo caso depois do desfecho. Não sei o nome dele, mas chamou-me bastante a atenção quando falou que a imprensa o estaria criticando da mesma forma se tivesse ordenado atirar no carinha em qualquer das oportunidades que tivesse aparecido na janela. Acho que a menor das preocupações da polícia deveria estar quanto a opinião da imprensa acerca da forma como atua. Seu foco deveria estar em fazer o melhor trabalho no sentido de proteger a vida das vítimas.

sábado, setembro 13, 2008

Mais 50 usinas nucleares no Brasil!?

Não gosto muito quando ouço falar em usinas nuclear no Brasil, como na notícia a seguir.

Programa nuclear brasileiro prevê 50 novas usinas em 50 anos, diz Lobão

Para falar a verdade dá até é medo. Não que o Brasil não tenha capacidade de o fazer e gerir, que não tenha gente qualifica. Acredito até que tenha, mas a gente conhece bem como é a burocracia e a política por aqui. Com o passar do tempo estes troços vão envelhecendo e vão ficando de lado sem uma manutenção adequada. Para haver acidentes, vai ser rapidinho, e as conseqüências, estas vão ser grandes e muito duradouras.

Acredito que o Brasil deveria investir em energia eólica e em projetos como a Usina Verde (no Rio de Janeiro). Acho bem interessante este projeto da Usina Verde, por eleminar o lixo que produzimos, fantástico. O volume de lixo que entra na usina gera um produto com volume drasticamente menor e que ainda pode servir para a confecção de produtos para construção. Sei que há críticas de ambientalistas pelo fato da queima, mas acredito que os problemas podem ser resolvidos com pesquisa e construção de filtros adequados para os gases decorrentes da queima.

O mundo e suas esquisitices

Seguem os links para duas notícias que estava lendo hoje.

Homem é condenado por alugar mulher ao vizinho em troca de cerveja

Estudante leiloa virgindade e gera polêmica online

Que coisa louca. O cara alugar a própria mulher para o vizinho!?!? O "foda" é que ainda alugou barato.

Quanto a segunda notícia, na minha terra chamam isso de prostituição, ou melhor, chamariam ela de puta, quenga ou rapariga, como queira. Além de tudo a mulher é sem noção. US$ 1.000.000,00?

sexta-feira, setembro 12, 2008

Ainda dizem que brasileiro é folgado

Que brasileiro tem fama de folgado, todos estamos carecas de saber. Muitos falam da enorme quantidade de feriados no Brasil, mas na Rússia o governo abusou como pode ser visto na seguinte notícia da UOL.

Província russa tem feriado para casais procriarem

É ... talvez o governo brasileiro tenha que tomar logo logo a mesma medida.

População brasileira vai parar de crescer em 20 anos, diz IBGE

terça-feira, setembro 09, 2008

Sobre Salvador

Tive o prazer de visitar Salvador em minha férias em Julho. Estive por lá nos dias 15 e 16. Foi a primeira vez que fui lá. Adorei a cidade. Eu e minha esposa ficamos em uma pousada na praia de Amaralina. Andamos pela orla de Amaralina até o início de Ondina, passando por Rio Vermelho. Lá em Rio Vermelho comemos um acarajé muito bom.

Fomos a Igreja do Bonfim, ao Forte de Monte Serrat e ao Farol da Barra no primeiro dia. Recomendo fortemente o pôr do sol lá no farol. No segundo dia estivemos no Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e numa praça em Ondina com 3 estátuas de umas gordinhas, simbolizando uma mulher branca, uma negra e uma índia. Muito bonitas as estátuas. Recomendo o restaurante do Senac (a quilo) no Pelourinho. Lá tem comida muito boa e barata. Fica bem próximo a Casa de Jorge Amado. Do lado há a opção de um segundo restaurante do Senac. Lá paga fixo por pessoa e tem uma variedade enorme de pratos, inclusive os típicos da região. Esta opção já é bem mais cara.

O único porém sobre Salvador foram os vendedores, principalmente no Bonfim e no Pelourinho. Já chegavam agarrando você pelo braço, sorrindo, amarrando um fita no teu braço, dizendo que era de graça e daí já começava a mostrar os produtos. Se você falava português já perguntava se era do Rio de Janeiro ou São Paulo, como se só existissem esses dois estados no Brasil, além da Bahia. Era muito difícil se livrar destes caras e durante o percurso você ainda tinha que enfrentar outros trocentos. Isso foi muito chato e até meio assustador no Bonfim. Lá os caras invocaram comigo por que não levei nada e não quis muita conversa. O cara soltou uma: "Tá pensando que aqui é o Rio?". Acho que ele pensou que estivesse achando que ele era trombadinha. Sei lá. Hora se faziam de coitados, hora tentavam intimidar para comprar. Isso não é nada bom para eles e muito menos para Salvador. O governo deveria estar mais atento para isso. Deve assustar muito turista. No link a seguir comentários do Fábio Seixas (jornalista da Folha de São Paulo) sobre Salvador. Concordo com tudo o que disse.

Ainda a Bahia

quarta-feira, setembro 03, 2008

Humor para falar de problema sério

Certo dia uma professora comentou que há duas formas eficientes de transmitir e fixar conhecimento: humor e terror. Claro que a primeira é muito melhor. Sendo assim, eis uma animação bacana falando sobre aquecimento global.

Mandioca e Macaxeira – Aquecimento Global

domingo, agosto 31, 2008

Olimpíadas: comentários finais

Deveria ter escrito antes, mas não deu. Só para fechar, vou escrever alguns comentários sobre esta última edição das olimpíadas.

>> Olimpíada é uma competição bem bacana. Nesse período vemos o diálogo, ausente muitas vezes, sugir entre povos do mundo inteiro. Atletas fazerem um esforço "sobre-humano" para realizar seus sonhos. Outros apenas para concluir sua prova, pois seria uma falta de respeito para com seu povo desistir só por que não irá conquistar um pódio.

>> Se fôssemos escolher apenas 1 destaque para o Brasil nas olimpíadas. Este certamente ficaria por conta das mulheres. Elas foram responsável por 2 das 3 medalhas de ouro, 1 das 4 de prata e 3 das 8 de bronze. Pela primeira vez tiveram um desempenho melhor que o dos homens. A judoca Ketleyn Quadros surpreendeu ao conquistar um bronze e entrar para a história brasileira como a primeira atleta a subir ao pódio em provas individuais. Dias depois foi a vez de Maurren Maggi (salto em distância) que conquistou a primeira medalha de ouro feninina em provas individuais. Depois ainda veio o vôlei com outro ouro, o primeiro do voleibol feminino. Teve ainda Isabel Swan e Fernanda Oliveira com o bronze na classe 470 na vela e Natália Falavigna no taekwondo com outro bronze. O futebol feminino chegou a outra final. Venceu a poderosa seleção alemã na semi com autoridade e parecia que afinal iria conquistar um título mundial, mas infelizmente não aconteceu. Na final jogou bem e foi superior na maior parte do tempo normal, mas a seleção amaricana mostrou ter melhor preparo físico e bastante competência para levar o jogo para a prorrogação e vencer nossa seleção.

>> A conquista da Maurren foi bacana demais. Vale dar uma olhada no comentário do Fábio Seixas (Folha da São Paulo): "A menina do motorhome da Williams" e do Teo José:

"A volta por cima

Maurren Maggi é uma vencedora. Dentro e fora das pistas. Não teve um casamento tranqüilo com Antonio Pizzonia, talvez por isso se afastou das pistas, caso de dopping e hoje com todo merecimento do mundo chega a uma medalha de ouro. Medalha dela e do técnico Nélio de Moura. Este um profissional para ser respeitado demais, conseguiu seu segundo ouro - porque também é o treinador do panamenho Irwin Saladino (outro ouro de Pequim).

O Brasil deecepciona em muitas modalidades, mas tem dois ouros de muito merecimento e orgulho. Cesar Cielo e Maurren Maggi. A nossa saltadora é uma vencedora olimpica e na vida. Parabéns garota!"

>> O ouro no vôlei feminino foi outra coisa legal. Por sinal, já deveria ter vindo a mais tempo.

>> O ouro e o bronze do César Cielo foi demais. O cara mandou muito bem.

>> Mas não tem como fugir, esta olimpíada vai ficar marcada pela imagem de 2 atletas. Michael Phelps e Usain Bolt são seus nomes. O primeiro impressiona pelo volume de conquistas. O segundo pela superioridade e carisma, figuraça.

>> O primeiro é um nadador americano com uma aparência, no mínimo, invocada. Conquistou 8 medalhas de ouro em 8 provas disputadas em Pequim e tornou-se recordista em ouros numa só olimpíada. É recordista também em número de medalhas de ouro em olimpíadas. Somando 6 ouros da olimpíada passada, são 14 no total. A imagem que não consigo tirar de minha mente é aquela chegada nos 100 m borboleta, a penúltima final dele. Ali é possível ver o quanto o cara queria aquelas conquistas. Vinha atrás e venceu por apenas um centésimo de segundo.

>> O segundo é um velocista jamaicano. Conquistou ouro e recorde mundial nas três provas de que partipou (100 m, 200 m e 4x100 m). A semi-final dos 100 m foi impressionante. O cara simplesmente puxou o "freio de mão" antes de terminar a prova e ainda assim venceu com folga. Criticaram suas atitudes. Disseram que desrespeita os oponentes. Eu não encaro desta forma. Basta ver a reação das pessoas. Figuraça.

>> Fico indignado ao ler textos como o do link abaixo. Não se pode acusar sem provas. Se têm dúvida de seu desempenho que façam exames, mas não fiquem falando besteiras. As pessoas precisam aprender a confiar mais nos outros.

Bolt, glória e desconfiança

>> Depois de um investimento recorde nesta edição, o Brasil igualou em número de medalhas o melhor resultado até então (Atlanta 1996), mas foi inferior quando comparado o número de ouros. Agora foram 3 contra 5 em Atenas 2004.

>> Em contas da Folha de S.Paulo, que soma verbas governamentais investidas no esporte e inclui Lei Piva, lei de incentivo ao esporte, patrocínios de estatais e projetos como o bolsa atleta, o total de investimento foi de R$ 1,2 bilhão.

>> O Brasil terminou na 23ª posição com 3 ouros, 4 prata e 8 bronzes. Ficando atrás de grandes potenciais como Etiópia, Quênia, Jamaica e Coreia do Sul. Pelo menos ficamos a frente de Cuba (28º) e dos hermanos argentinos (34º).

>> A China finalmente liderou o quadro de medalhas e ultrapassou a marca das 50 medalhas de ouro. Foram 51 de ouro de um total de 100 medalhas. Estados Unidos conquistou 110, mas apenas 36 de ouro. Veja aqui o quadro de medalhas completo.

>> Sobre o que aconteceu com a Fabiana Murer do salto com vara, foi um absurdo sem tamanho, completamente injustificável. Para mim ficou até uma sensação de ter sido algo intencional, não sei exatamente de quem. A seguir comentário do Teo José:

"Fabiana Murer a pé

Se fosse no Brasil iriam pintar várias piadinhas sobre a criminalidade. Hoje, a organização da Olimpíada de Pequim deu prova de uma desorganização que eu nunca presenciei. Perderam uma das dez varas da Fabiana Murer, no salto feminino. Com isto, além da concentração, ela perdeu seu equipamento correto ficando de fora e não podendo lutar por uma medalha.

Nossa melhor atleta nesta modalidade de todos os tempos foi vítima de um erro estúpido. Quatro anos de trabalho duro e sonho ficaram dentro de um tubinho manuseado de forma errada. Onde foi parar a vara ninguém explicou. A revolta está clara. Dela, seus treinadores e de quem acompanha a preparação séria desta competidora de mais alto nível no atletismo mundial.

Nota zero. Ridículo. Revoltante."

>> Gosto de muita coisa que o pessoal do Pânico faz, mas tem hora que eles ultrapassam o limite do tolerável. Um grande absurdo cometido por eles pode ser visto em matéria do UOL (link abaixo). Ninguém tem o direito de zoar de qualquer atleta por resultado. Já é um grande feito para muitos deles chegarem a competir numa olimpíada. Quantas histórias fantásticas não encontraríamos na deleção brasileira. Pessoas que com um baita esforço pessoal conseguiram estar num mínimo grupo de atletas selecionados no mundo inteiro para competir lá. Se o cara ganha uma medalha, é bajulado por todos e tem seu mérito divido com toda a população brasileira e exaltado por dirigentes e governantes como se fossem méritos seus. Se o cara não chega a um pódio, é um "merdinha" que não merece a nossa atenção ao não ser quando ridicularizado pelo Pânico, por exemplo.

"Pânico" faz atletas olímpicos pagarem mico

>> Sobre o cubano que chutou o juiz ao ser desclassificado, é uma pena que só hajam imagens do incidente. O legal seria ouvir o diálogo. Pelo que li, o atleta pediu atendimento médico e a regra da categoria diz que ele tem direito a 1 minuto. Daí o juiz tem que avisar que está acabando o tempo e perguntar ao atleta se ele volta ou não. O juiz teria simplesmente anunciado a vitória do oponente. Daí o cubano foi tirar satisfações e o juiz diz que não jeito. Acabou. Bom ... sendo isso mesmo, eu não vejo razão para banir o atleta e o treinador. Imagina o que passava na cabeça do cubano naquela hora ao se sentir lesado pela atitude do árbitro. Cabia aos árbitros terem um pouco mais de cabeça fria no momento para dialogar com o atleta. Roubou tem que se fud... mesmo. Olho por olho, dente por dente. :P ops ... esta escapou.

>> Para refletir um pouco, recomendo a leitura de um texto do Rogério Elias do blog Velocidade Máxima membro do Amigos da Velocidade. Freqüentemente discordo dele, mas neste texto ele fala exatamente o que penso.

Brasil de ouro? Ou atletas de ouro?

>> Na manhã da prova final da Maggi eu estava escutando rádio (acho que AM 870), em Campinas, e o cara da rádio (não faço idéia de quem seja) comentava sobre as decepções. Os resultados não conquistados pelo Brasil. O cara falava indignado dos atletas brasileiros de destaque que não venceram e nem conquistaram medalha. Ele não era muito claro, mas deixava brecha para pensar na ginástica (como um todo) e no Jadel Gregório, além da seleção masculina de futebol. Falava que a galera ganhava super-bem, que tinha tudo do bom e do melhor, que ganhava tudo que era competição, mas chegava na olimpíada num ganhava nada. Pintava a galera como verdadeiros vilões nacionais. Não vejo a coisa bem por aí. Acho que o resultado positivo interessava até muito mais a eles que a nós. A única exceção aí fica por conta do futebol masculino, que realmente não dá muita bola para olimpíada. Ganham uma baita grana nos clubes e têm grande interesse apenas em copa. Olimpíada é uma competição menor para o futebol. Acho que é isso que eles pensam. Mas certamente para esportes como ginástica, atletismo e natação, olimpíada é das mais importantes para os atletas. Vale lembrar que o esporte é trabalho para eles e que o salário deles depende de resultados.

>> Parabéns aos nossos atletas e equipes técnicas como um todo!!!

quinta-feira, agosto 28, 2008

CQC entrevista o deputado Sandro Mabel

O programa CQC (Custe o Que Custar) da TV Bandeirantes exibiu esta semana um novo quadro de seu programa onde agora há uma espécie de reporter experiente (contrapondo o anterior, inexperiente). A idéia é entrevistar um figurão e mostrar até onde o cara é capaz de ir em nome de sua imagem para com o público. O figurão da vez foi o deputado Sandro Mabel.

terça-feira, agosto 26, 2008

A criatividade na publicidade

Muito legal os novos rumos que a internet está dando à publicidade. A TV vem perdendo espaço.

Campanhas virais no You Tube cada vez melhores

sábado, agosto 23, 2008

Ouro no vôlei feminino

Confirmando a boa atuação das meninas, acaba o jogo da final de vôlei feminino nas olimpíadas com vitórias por 3 a 1 das brasileiras contra as estado-unidenses. Este por sinal foi o único set perdido, por elas nas olimpíadas.

Parabéns!!!

Parabéns ao Zé Roberto, que acaba de liderar a primeira vitória do vôlei feminino brasileiro em olimpíadas. Foi ele o responsável também pela primeira no masculino em 1992.

Parabéns!!!

Tomara que venha mais uma dourada para o masculino. O jogo será à 1h (madrugada). Será contra os EUA também.

terça-feira, agosto 19, 2008

O Destino de Miguel

Para quem não conhece, vale a pena dar uma olhada nos vídeos "O Destino de Miguel" e "O Retorno de Miguel". Wagner Moura, Lázaro Ramos, Bruno Garcia, Lúcio Mauro Filho, Jair de Oliveira, Iggor Cavalera, Caetano Veloso e Sidney Magal dublam uma versão cômica-pornô dos filmes de época oscarizados "Shakespeare Apaixonado" e "Elizabeth" (1998).

Famosos fazem "dublagem pornô" de filmes de época (Folha de São Paulo)

O Destino de Miguel


O Retorno de Miguel

Amarelou?

Muito bacana o texto do Felipe Mottas sobre as olimpíadas. Concordo com ele.

Reflexão sobre Olimpíada

O seguinte texto do Teo José também é legal. É bom para ter conhecimento de como as coisas são e como acontecem.

O retrato de um campeão

Olimpíadas 3

Foi muito legal o jogo da seleção feminina de futebol contra a Alemanha. Teve tudo para perder a cabeça depois do primeiro gol delas logo no início, mas manteve a cabeça no lugar e empatou ainda no primeiro tempo. No segundo fez mais 3 e classificou-se para a final. Jogará contra os EUA. Certamente será um jogo bem difícil, mas as chances de ouro são boas.

Hoje o masculino foi que caiu diante da Argentina. O placar de 3 a 0 para os hermanos não reflete muito bem o jogo, como afirmou o Diego. O Brasil jogou até que razoavelmente bem e de igual para igual até levar o segundo. O maior problema da seleção imagino que tenha sido excesso de zêlo, chutando pouco a gol, além do Diego ficar boa parte do tempo isolado lá na frente. Depois do primeiro gol virou correria e arriscou mais. Acertou 2 vezes na trave e teve o gol anulado do Pato. Quando levou o segundo, numa bobeira vergonhosa aí o time desandou de vez. Aí que o jogo do Brasil transformou-se em correria e pancadaria. Nesta brincadeirinha foram expulsos o Lucas e o Tiago Neves. Outros mais ainda poderiam ter saído tambem. Detalhe que isso pode complicar a vida da seleção na disputa pelo bronze. O pênault foi outra bobeira fenomenal.

A tal da Isinbayeva mandou muito bem no salto com vara. A mulher é muito boa no que faz e bonita pra caramba.

Não que a Fabiana Murer certamente levasse alguma medalha, mas foi um absurdo o lance lá da perda do equipamento dela.

Legal este mapinha feito pelo pessoal do The New York Times: A Map of Olympic Medals

domingo, agosto 17, 2008

Olimpíadas 2

1- É ... o Phelps arrebentou mesmo. Ganhou oito medalhas de ouro. Foi 1 medalha para cada modalidade da qual participou. Tornou-se não só maior vencedor em olimpíadas como o maior vencedor em apenas 1. Mandou muito bem e deve continuar a quebrar recordes por muito tempo ainda, visto que é ainda muito jovem.

Gostei demais do que li no texto a seguir.

Cielo revela ter recebido conselhos de Phelps antes da final

Achei arretada esta seqüência de imagens com a chegada dos 100 m borboleta. O título da página resume bem a chegada de Phelps para o 7º ouro dele em Pequim. Foi impressionante. O adversário parece que ficou parado enquanto o americano concluía a prova. Viajando um bocado, parece aquelas cenas de Matrix onde o Neo desviava das balas.

Phelps' Miracle Finish

2 - Nas provas de velocidade do atletismo, a Jamaica está sobrando. Está muito a frente da concorrência. Nos 100 m rasos masculino venceu sem dificuldade e no feminino não só venceu como fechou todo o pódio para a Jamaica.

3 - A participação do Brasil na ginástica poderia ter sido melhor não fosse as quedas do Diego, da Daiane ou da Jade, mas no geral o resultado foi bastante positivo.

4- Vergonhosa foi a participação do Brasil no basquete. Vergonha pela atitude de muitos dos jogadores. Por exemplo, o pessoal da NBA no masculilno e a tal da Iziane no feminino. Muito se fala da confederação, mas não busquei maiores informações sobre isso.

sábado, agosto 16, 2008

Olimpíadas

Alguns comentários.

Muito bacana a medalha de ouro para o Cielo. O pessoal da TV enchendo o saco desde o término da semi-final. Falando em ouro, ouro, ouro. Sabia que existia chance sim, mas não gosto do clima que começaram a gerar. No final mandou muito bem e conquistou a primeira de ouro na natação para o Brasil em toda a história das olimpíadas. Estou curioso para ver a evolução dele daqui para a frente.

No futebol nossas seleções vão pegar pedreiras pela frente. No feminino a seleção enfrenta a poderosa Alemanha e no masculino vem a Argentina. Estou muito ansioso por estes jogos.

Fiquei feliz com o resultado de hoje no vôlei masculino.

O pessoal do Pânico algumas vezes passa do limite. Não gosto disso.

"Pânico" faz atletas olímpicos pagarem mico

sábado, julho 12, 2008

Judiciário e Legislativo

Enquanto o poder Judiciário entra em conflito interno e num faz-defaz ...

Mais de 130 juízes federais protestam contra Gilmar Mendes, presidente do Supremo

Delegados da PF protestam contra decisão de soltar Daniel Dantas

... o poder Legislativo trabalha como nunca se viu na história deste país.

Após "mutirão" de votações, senadores antecipam férias de julho

Senado contratará, sem concurso, mais de 90 servidores com salários a R$ 9.000

ps. 1: Daniel Dantas não perde tempo e vai fazendo seus contatos.



ps. 2: Fiquei impressionado com a velocidade com que o caso foi analisado pelo STF. O cara em uma semana foi preso e solto 2 vezes.

quinta-feira, julho 03, 2008

Pai ganha licença-maternidade

Pai adotivo consegue na Justiça "licença-maternidade" em Campinas (SP)

Grande atitude deste senhor em adotar a criança e interessante decisão da justiça, mas falar em licença-MATERNIDADE para homem é meio invocado. Isso só podia acontecer em Campinas. Pelotas se livrou deste precedente.

Seleção Brasileira, a queda continua

Em 29/06/1958 a Seleção Brasileira Masculina de Futebol venceu a final da Copa contra a Suécia por 5 a 2 depois de derrubar a seleção francesa na semi-final pelo mesmo placar. Segue os gols no vídeo.



Foi o primeiro título da seleção em mundiais. Foi lá que atletas como Pelé, Garrincha e Zagalo se consagraram. Dali em diante o Brasil cresceu e passaou a grande potência no futebol. Passados 50 anos muita coisa mudou. Conquistamos mais 4 mundiais e "exportamos" craques para todo o mundo. Nossos atletas são cobiçados e têm salários milionários. Não deve ser difícil encontrar jogadores que aos 25 anos já tenham acumulado mais dinheiro que o Pelé em toda sua carreira. A seleção ganhou tanto respeito que nos referimos a ela simplesmente por Seleção Brasileira, como se tivéssemos apenas a ela.

Hoje a seleção não se encontra em uma bom momento. Os "craques" já não fazem tanta questão de vestir a camisa da seleção e escolhem os jogos que querem participar. A seleção gosta de festa e acha que basta entrar em campo para vencer. O resultado disso é bem conhecido. Apatia nos jogos e ausência de reação nas derrotas.

Três dias após a comemoração dos 50 anos da grande conquista, ranking da FIFA atualizado e seleção em 4º.

1. Espanha - 1.557 pontos
2. Itália - 1.404
3. Alemanha - 1.364
4. Brasil - 1.344
5. Holanda - 1.299
6. Argentina - 1.298
7. Croácia - 1.282
8. República Tcheca - 1.146
9. Portugal - 1.104
10. França - 1.053

sábado, junho 28, 2008

Criança precisa mesmo de escola?

Antes que venham me criticar, o título foi intencional. A idéia era mesmo gerar polêmica e muita discussão. Como ponto de partida, sugiro a seguinte matéria da Folha.

Casal luta na Justiça para que os filhos só estudem em casa

Achei a iniciativa dos pais fantástica, assim como a disposição. Hoje em dia são poucos os pais que dispõem de tempo e têm paciência para dedicar-se tanto aos filhos. O esquema padrão hoje em dia é despacha os filhos para escola e aulas complementares (linguas, informática, esporte, música). Deixa eles completamente ocupados. Enquanto isso os pais passam o dia inteiro no trabalho, tentando arranjar dinheiro para pagar por tudo isso e, se possível, realizar-se profissionalmente.

Tem criança hoje em dia que parece mais grande empresário. Você abre a agenda delas e é difícil de encontrar tempo para fazer qualquer coisa que fuja de suas obrigações rotineiras. Brincar nem pensar. Muito menos ficar na rua com os amigos. Isso tudo é pura perda de tempo. No meu tempo (parece até que já sou um centenário) "obrigação" de criança era brincar e curtir a infância. Claro que tinha responsabilidade, mas nada desta carga absurda que se vê hoje em dia. Durante minha infância e adolescência, estudava um horário apenas e o máximo que fiz de extra foi algum esporte na escola. Gastava ainda algum tempo fazendo as tarefas de casa, mas sobrava um bom tempo no dia para fazer "besteira", normalmente com meus irmãos, mas muitas vezes também com primos. Brincar na rua era mais difícil, mas algumas vezes acontecia.

Bom ... mas vamos tentar voltar ao tema principal, sobre o casal da matéria. Os pais respondem a processos nas áreas cível, por infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente, e criminal, por abandono intelectual. Caso condenados, podem perder a guarda dos filhos. Pelo que se lê na matéria cheira a uma interpretação radical das leis. Imagino que a lei tenha sido criada para evitar que criança ao invés de estudar e brincar fosse trabalhar. Aplica-se à grande maioria muito bem, mas aqui não parece ser o caso. Os pais não estão negando o direito de estudar dos filhos, eles apenas decidiram não utilizar o modelo padrão de nossa sociedade. Modelo este que tem suas deficiências já na concepção e que, pelo menos no Brasil, é de qualidade duvidosa em sua maioria.

Concordo quando se diz que a função da escola vai muito além do ensino e que o convívio escolar tem um papel importantíssimo na vida da criança e do adolescente. Mas penso que isso pode ser suprido de outras formas. O problema é que temos sido displicentes na forma com que temos educado (em sua concepção mais ampla) nossos filhos e a sociedade como um todo entendeu que a responsabilidade agora era da escola. Daí se tiramos a escola de cena, como fica?

quinta-feira, junho 26, 2008

Justiça brasileira X decisões bizarras

Hoje estava lendo o seguinte texto.

eleições sem SMS? (Silvio Meira)

Simplesmente é um absurdo certas decisões da justiça. Problema dos candidatos e não da população. Você não pode prejudicar toda a população por que o SMS pode ser utilizado para disseminar informação política. Se for assim, corta internet de uma vez também e corta sinal de TV e rádio, além de qualquer coisa que possa ser utilizado para comunicação. Não esqueçam de desligar os telefones também. Vamos brincar de voltar no tempo.

segunda-feira, junho 16, 2008

Araras

Ontem estive com minha esposa e dois amigos em Araras, cidade a 80 Km de Campinas. Gostei bastante da cidade. Não é tão pequena, mas é bastante calma. Lá tem um lago, que é bem legal para passear e fazer exercícios.

Como toda cidade pequena que se preze tem sua praça central do lado da igreja matriz. A praça central desta cidade é muito bem cuidada. Tem duas fontes que estavam funcionando a noite, jardins e tem coreto. Ontem a noite inclusive tinha uma banda tocando no coreto, era um samba mais clássico e tocaram também um pouco de forró. A matriz é muito bonita, por fora e por dentro. Como é comum em cidades menores, a praça central estava bastante movimentada durante a noite, pelo menos, até começar a chover.

O que mais me chamou a atenção na cidade foi uma espécie de drive thru em frente a matriz. Lá tinha, na beira da calçada, pipoca, tapioca, churros e fondue de chocolate. Os carros iam parando do lado e faziam seus pedidos. Muito engraçado. Fiquei impressionado com este tipo de coisa, pois nunca tinha visto fora do McDonald's. Assim como fiquei impressionado com o sedentarismo. O que custa descer do carro e fazer seu pedido?

quinta-feira, junho 05, 2008

Sobre as confusões no jogo Náutico x Botafogo

Recomendo a leitura do seguinte texto, de autoria de Sonia Francine (Vereadora de São Paulo).

Náutico X Fogo

Achei um absurdo o que a polícia fez. Acho que era caso do juiz da partida ter solicitado ao jogador a saída de campo (ele tinha ido ao banco), caso ele não respeitasse aí sim a polícia poderia entrar na história para retirá-lo. Se o jogador errou ao xingar, ao estar nervoso em campo, ou sei lá o que, isso era caso para a Justiça Esportiva decidir como advertí-lo.

quarta-feira, junho 04, 2008

Entrevista com Marcelo TAS na Trip

Sugiro a leitura da entrevista feita pela Revista Trip com Marcelo TAS. Está muito legal.

Careca de saber

Coisas de nosso Brasil

Lendo a seguinte notícia hoje fiquei surpreso e indignado com mais uma das anomalias, bizarisses ou seja lá como qualificar de nossa política e justiça.

Vereadora que só teve um voto toma posse em cidade do Piauí

quarta-feira, maio 21, 2008

Comentário nostálgico do dia (Video games)

Hoje estava lendo o seguinte texto.

UOL Tablóide Critica: volta, Atari!

Fez-me recordar de como era bacana jogar Atari (Atari 2600, 8 bits). A imagem, o som, o roteiro eram toscos, mas era muito bacana. Para vocês, que não tiveram a oportunidade de jogar em um destes e que hoje em dia olham com indiferença para as telas de jogos do Atari, terem uma idéia, despois de um bom tempo jogando Atari ganhei um Mega Drive (SEGA, 16 bits). Era tudo melhor. Era de quarta geração enquanto o Atari era de 2ª geração. As imagens eram bem melhores, o que falar do som e roteiro dos jogos. O controle agora não dispunha apenas de direcional e 1 botão, eram 3 botões. Uaaaauaaauuu!!! Depois de eu e meu irmão jogarmos um bocado no Mega, voltamos para o Atari. Imagina a cara do meu pai quando viu isso. Gastou pra caramba no Mega para a gente deixá-lo de lado. Inclusive o controle do Atari quebrou e a gente descobriu que o controle do Mega servia. Bastava usar o botão B do Mega como o botão do Atari.

Na época a gente ainda dispunha de outros video games porque um tio nosso tinha uma locadora. Jogávamos um bocado lá também. Lá tinha Master System (SEGA, 8 bits, 3ª geração), Nintendo Entertainment System - NES (Nintendo, 8 bits, 3ª geração), Super Nintendo (Nintendo, 16 bits, 4ª geração). O mais bacana era o Super Nintendo. Gostávamos de Mário, Mário Kart, Donkey Kong, ... No Master tinha uma coisa que achava bacana que eram os controles alternativos. Por exemplo, tinha um controle que era uma pistola.

quinta-feira, maio 15, 2008

quarta-feira, abril 30, 2008

Reino Unido ou Brasil?

Lendo a seguinte matéria fiquei confuso. Tinha momento que não sabia se estava lendo algo sobre o Reino Unido ou se era sobre o Brasil. Achei que coisas absurdas como estas não eram tão comuns pelo mundo, principalmente entre os grandes.

Prisões britânicas são tão boas que presos "evitam fuga"

quinta-feira, abril 17, 2008

Sobre o caso Isabella

Seguem dois textos interessantes sobre o caso Isabella:

Os que ficam (Sonia Francine G. Marmo)

O caso Isabella (Hélio Schwartsman)

Concordo plenamente com o posicionamento da Soninha. A imprenssa tem pregado um falso-profissionalismo e incitado a população a revolta quanto aos principais suspeitos. Observação, apesar de tudo o que é veiculado, o casal não passa de suspeito. Não importa o que eu, você, a Justiça ou a Polícia ache, ainda não foi apresentado nada que comprove a culpa deles.

Acho que tem muita gente querendo aparecer na TV e ganhar destaque, daí não só a impressa tem feito um mau trabalho, mas também o pessoal da Justiça e da Polícia. Toda hora aparece alguém da Justiça ou da Polícia para falar algo. Ao invés de focarem no seu trabalho ficam brincando de aparecer na TV e ficar falando de tudo o que há de novo sobre o caso.

Espero que se consiga esclarecer tudo e que os culpados sejam punidos com rigor. Espero também que, toda esta história, sirva de exemplo para a população tomar mais cuidado com seus filhos e que a Polícia e a Justiça evoluam, que melhorem suas formas de atuar. Não adianta de nada dispor das mais modernas tecnologias do mundo (como o trocinho lá que ajuda a encontrar vestígios de sangue e sei lá mais o que) e não adotar procedimentos de proteção a cena do crime, por exemplo.

terça-feira, janeiro 15, 2008

O gaúcho e a faca

O gaúcho chega em uma churrascaria em São Paulo, senta e, indignado, chama o garçom:

- Mas bah! Na minha terra não tem história de cardápio. A gente escolhe a carne cheirando a faca do assador!

O garçom deu um sorriso irônico, mas não queria perder o cliente e o atendeu a caráter.

O garçom dirigiu-se ao assador da carne, pegou sua faca que tinha acabado de cortar um cupim e levou-a ao gaúcho.

O gaúcho pegou a faca, colocou-a em frente de seu nariz e exclamou:

- Mas bah! Esse cupim está maravilhoso, me traz um pedaço!

O garçom, assustado, serviu o gaúcho e, logo após, buscou a faca utilizada para cortar costela e deu para o gaúcho.

O Mesmo exclamou:

- Mas bah! Essa costela está no ponto pode trazer agora!

Cortou coxa de galinha e levou ao gaúcho que cheirou e disse: Me traga um bom pedaço dessa galinha saborosa.

O garçom, louco da vida e de saco cheio com o gaúcho, buscou uma faca e pediu para o cozinheiro Valdir.

- Valdir, passa a mão no seu bilau e depois esfregue-a com vontade nesta faca!

Dito e feito, o garçom pegou a faca e entregou para o gaúcho, colocando-a na frente de seu nariz, e o gaúcho suspirou, cheirou profundamente e
disse:

- Mas bah! Esse mundo é pequeno tchê! O Valdir trabalha aqui?!?!?

P.S.: mais uma piada indicada pela Sânia.