sexta-feira, agosto 04, 2006

Bons livros

Mês passado eu li "O Jardim do Diabo" de Luís Fernando Veríssimo. O livro é bem legal. Ultimamente tenho lido uns textos deste autor e tem me agradado bastante. Certamente lerei outros logo logo.

Antes deste havia lido "Código da Vinci" e "Anjos e Demônios" de Dan Brown. Gostei muito de ambos. Essenciamente bem parecidos. Têm como cenários principais belas cidades européias. Têm como personagem principal Robert Langdon, um famoso professor de simbologia de Harvard, que se vê envolvido com assinatos. Falam de conspirações envolvendo a igreja católica. Conspirações estas que podem, em dado momento, desaparecer completamente com o Vaticano como num passe de mágica ou abalar as estruturas da Igreja Católica de uma outra forma, mas tão gravemente como a primeira. Os livros são muito bons, principalmente pela forma como as estórias são contadas. São extremamente envolventes. Ahhhh ... quem assistiu ao filme (Código da Vinci) e não se empolgou para ler o livro ... diria que o filme foi um tanto decepcionante. Ainda não sei se lerei outros livros de Dan Brown. Pelo que ouvi falar a estrutura dos outros livros são bem parecida só que os cenários não são tão interessantes.

Outros livros que gostei bastante foram os de J. R. R. Tolkien. Li primeiro "Senhor dos Anéis" e logo em seguida li "O Hobbit" e "Silmarillion". Todos muito bons. Envolventes também. Uma grande virtude de Tolkien é capacidade que tem descrever lugares, coisas ou pessoas. "O Hobbit" conta uma grande aventura vivida por Bilbo Bolseiro onde consegue o Anél do "Senhor dos Anéis". Em Silmarillion fala-se sobre o gêneses da Terra Média, algumas lendas e fala um pouco sobre épocas anteriores a "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis". É bem interessante todo o mundo criado por Tolkien. Ele se preocupou em explicar de tudo neste três livros povos, linguas, lendas, cultura, ...

Ainda sobre outros livros que gostei bastante há "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder e "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Já faz algum tempo que tento ler "O Livro das Religiões" de Gaarder, mas sempre arrumo uma distração e não passo das primeiras páginas. Lerei logo logo "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Nenhum comentário: