segunda-feira, agosto 07, 2006

GP da Hungria de Fórmula 1

Quando começaram as atividades para o GP tínhamos Alonso (Renault) com 100 pontos e Michael Schumacher (Ferrari) com 89. Faltavam 6 GPs e muita expectativa pelo resultado. Será que Schumacher continuaria a diminuir a diferença? Nos treinos a Ferrari mostrou que continuava com um bom acerto para o carro. Schumacher conseguiu ficar uns 0,5 segundos na frente de Alonso no treino classificatório.

Logo na sexta-feira Alonso toma uma atitude nada exemplar e ultrapassa um outro piloto quando não deveria. Depois disso ele ainda freia bruscamente e este outro piloto perde o controle do carro. Alonso é punido de forma que será somado 2 segundos no seu tempo no treino classificatório. Isso complicaria bastante, pois seria jogado lá para trás na formação do grid de largada e o circuito na Hungria é de difícil ultrapassagem. Ainda na sexta-feira a equipe Renault divulga um comunicado falando de uma conspiração entre FIA e Ferrari para apimentar o campeonato e levar a decisão da temporada até o último momento com uma disputa acirrada por cada ponto.

No sábado, ainda nos treinos livres, Schumacher faz uma ultrapassagem indevida. A FIA dá ao alemão a mesma punição de Alonso. O que seria uma grande chance para o alemão ia por água abaixo. Até o último momento parecia que Massa ficaria com a primeira colocação. Em sua última chance, Raikkonen consegue um bom tempo e assume o primero posto. Massa e Barrichello ficaram logo atrás.

Chega o grande dia, domingo. E mais uma surpresa, chuva. Já faz algum tempo que não vemos chuva na F1. Dentre os primeiros, Barrichello faz uma escolha diferenciada de pneus. Uma má escolha. É dada a largada e no final da primeira volta temos Schumacher e Alonso entre os primeiros. Raikkonen segue na primeira posição. Alonso começa a correr bem melhor que os outros e logo ultrapassa Schumacher e Raikkonen. Schumacher tem um inicío difícil de corrida, Massa também. O acerto das Ferrari não se adaptou bem a mudança das condições de pista. Culparam os pneus.

A corrida prossegue com muita gente derrapando e cometendo erros. Um acidente estranho acontece. Ao que parece, Raikkonen queria passar por cima de um outro carro. Depois ficou explicado que, como o carro da frente era retardatário, o piloto reduziu a velocidade para facilitar a ultrapassagem. O piloto rediziu demais e não deu tempo de Raikkonen retirar seu carro da rota de colisão.

Schumacher continua enfrentando dificuldades. Já estava na oitava posição quando Alonso o ultrapassa novamente e fica com uma volta de vantagem para o alemão. Parece que o campeonato se decidiria ali com Alonso terminando em primeiro e Schumacher lá para trás, talvez marcando 1, 2 ou 3 pontos. Daí a Renault do espanhol quebra. As condições de pista vão melhorando aos poucos. Schumacher vai melhorando e chega a ocupar o segundo posto. A corrida está acabando e Schumacher precisaria trocar os pneus, que estavam gastos demais, ou reduzir o rítmo para poupar o carro. Pedro de La Rosa (McLaren) está se aproximando. Schumacher aperta e decide não entregar o posto tão facilmente. Schumacher perde a posição. Logo chega Heidfeld (BMW) e começa a força ultrapassagem no alemão. Schumacher força de todas a maneiras até que seu carro quebra faltando 3 voltas para o final.

Depois disso Schumacher ainda consegue ganhar 1 ponto e diminuir a diferença para 10 pontos faltando 5 GPs e 50 pontos a disputar. A Ferrari diminui a diferença no campeonato de equipes para 7 pontos. O grande vencedor foi Button (Honda), que em seu 113º GP conquistou sua primeira vitória na F1. Button fez uma corrida perfeita, sem erros apesar da adversidades. É importante observar que Button largou em 14º. Seu companheiro, Barrichello havia largado em 3º e chegou em 4º.

No final, o campeonato continua em aberto. Caso Schumacher ganhe todas até o final é campeão sem precisar se preocupar com Alonso. O campeonato não mudou muito entre os primeiros da tabela, mas parece que a Renault saiu fortalecida com o bom desempenho de Alonso e a Ferrari enfraquecida com o péssimo desempenho de Massa e os pontos perdidos com a quebra de Schumacher faltando apenas 3 voltas.

Nenhum comentário: